18 paulistas seguem na Copinha
Após 144 jogos e 541 gols (média de 3,75 por partida) chegou ao fim a primeira fase da 43ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Das 45 equipes paulistas que iniciaram a competição, 18 classificaram-se aos 16 avos de final.
A rodada que fechou a fase de grupos teve a maior média de gols (3,96), com 190 tentos marcados nos 48 jogos. Goleadas como o8 a0 do São Caetano sobre o CSA (AL) e o7 a0 aplicado pelo Coritiba (PR) contra o Taboão da Serra, ambos do Grupo V, colaboraram para o acréscimo de gols.
A melhor campanha foi alcançada pelo Coritiba (PR), que somou nove pontos em três jogos, marcou 16 gols e sofreu dois, tendo o ataque mais positivo do torneio. As melhores defesas, sem gols tomados, foram as de Corinthians, Palmeiras e Santos. Por outro lado, os ataques menos efetivos foram os do Palmas (TO) e da Desportiva (ES), que não balançaram a rede uma vez sequer. O time tocantinense, vazado 22 vezes, também foi o que mais gols levou.
Se a melhor campanha foi a do Coritiba, a equipe classificada com desempenho mais modesto foi o São Bernardo, que somou cinco pontos em três jogos, e marcou apenas três vezes. Assim, o time do ABC Paulista também foi o ataque mais econômico dentre as equipes que avançaram, ao lado do Primeira Camisa.
A maior goleada foi aplicada pelo São Paulo, que fez10 a0 no Palmas (TO) na estreia das equipes. O artilheiro, com cinco gols marcados, é Danrlei, do Grêmio Osasco. No entanto, como seu time já está eliminado, dificilmente terminará a competição na artilharia.
Os destaques negativos ficaram por conta das eliminações dos tradicionais São Paulo, Portuguesa, Vasco e Flamengo (RJ). O São Paulo, que foi o destaque da primeira rodada ao golear o Palmas (TO) por10 a0, não se encontrou nas demais partidas e terminou com quatro pontos, em segundo lugar no Grupo U. A Portuguesa, que também começou com vitória, sobre o Red Bull, terminou a primeira fase com seis pontos, mas em terceiro lugar no Grupo J por causa do saldo de gols. Passaram o próprio Red Bull e o Vitória (BA), também com seis pontos. O Flamengo (RJ), que defendia o título, sucumbiu após três empates, terminando em terceiro no Grupo I, no qual o líder, São Carlos, classificou-se com cinco pontos.
Por outro lado, equipes como Olé Brasil e Taubaté, que precisavam vencer seus adversários em confrontos diretos pela vaga, obtiveram êxito e continuam na competição. A equipe de Ribeirão Preto venceu o Fluminense (RJ) por3 a2 e garantiu a primeira colocação do Grupo C, com sete pontos. Apesar da derrota, a equipe carioca se classificou entre os oito melhores segundos colocados. Já o Taubaté superou outro carioca, o Vasco, de virada, com um gol de Ramon nos acréscimos. A vitória por2 a1 além de classificar o time paulista, eliminou os cariocas da competição.
Outro paulista que precisava da vitória para seguir na disputa foi o Red Bull. O time de Campinas fez2 a0 no Vitória (BA) e garantiu a ponta do Grupo J por ter cinco gols de saldo contra quatro da equipe baiana. (futebolpaulista.com.br)
JOGOS DA SEGUNDA FASE
Cruzeiro (MG) x Atlético (PR)
Olé Brasil x Uberlândia (MG)
Palmeiras x Monte Azul
Santo André x Paulista
São Carlos x Red Bull
América (MG) x São Bernardo
Corinthians x Goiás (GO)
Taubaté x Primeira Camisa
Santos x Guarani
Desportivo Brasil x São Caetano
Grêmio (RS) x Juventus
Bahia (BA) x Fluminense (RJ)
Barueri x Internacional (RS)
Coritiba (PR) x Mirassol
Botafogo (RJ) x Vitória (BA)
Figueirense (SC) x Rondonópolis (MT)