Inclusão social

Lineu entrega cadeiras de rodas ao Proafa/UFSCar

O vereador Lineu Navarro entregou, no último sábado, 31, cinco cadeiras de rodas que serão usadas por paratletas do Projeto Atividades Físicas, Esportivas e de Lazer Adaptadas a Pessoas com Deficiências (PROAFA), na UFSCar. O secretário Municipal da Secretaria da pessoa com Deficiência e Paradesporto, Rafael Almeida, também esteve presente, assim como os paratletas e os professores e estudantes do projeto.

As novas cadeiras, construídas em perfis de alumínio aeronáutico e outras tecnologias são super modernas e foram adquiridas por meio de uma emenda parlamentar de R$ 40 mil, de autoria do vereador em atendimento à solicitação da Profa. Dra. Mey de Abreu Van Munster, docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da UFSCar e coordenadora do projeto.

O pedido justificava a necessidade urgente de renovação destas cadeiras, pois boa parte delas já passou por várias manutenções, comprometendo o desempenho esportivo e a adesão de novos atletas.

Lineu destaca a relevância do Proafa para a comunidade e reafirma seu compromisso com o esporte adaptado. “É muito gratificante poder contribuir com um projeto que transforma vidas. O esporte é ferramenta de inclusão, superação e cidadania. Essas cadeiras representam não apenas equipamentos, mas oportunidades de crescimento, autonomia e dignidade para os paratletas”.

Projeto

Criado em agosto de 2006, o PROAFA atende 50 pessoas com deficiências físicas, sensoriais e intelectuais, em diferentes faixas etárias – desde bebês até idosos. Muitos participantes chegam ao projeto em fase pós-traumática, em busca de reabilitação física e social por meio do esporte.

Além de promover atividades físicas, esportivas e de lazer, o projeto também serve como campo de formação para estudantes de Educação Física e desenvolve pesquisas na área de atividades adaptadas. Atualmente, são oferecidas nove modalidades, entre elas atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, handebol em cadeira de rodas, natação, tênis de mesa, escalada, biatlo de inverno e ski cross country.

Destaque nacional, a equipe de handebol em cadeira de rodas do Proafa é tetra campeã paulista e tem se sobressaído nos campeonatos brasileiros. O vereador lembrou que, em 2008, já havia destinado oito cadeiras esportivas ao projeto, o que impulsionou o projeto naquele momento.

“Com as novas cadeiras, a expectativa é ampliar a participação de atletas e melhorar ainda mais o desempenho nas competições, reafirmando o papel do esporte como instrumento de inclusão e transformação social. Em 2027, vou destinar mais uma emenda para a compra de mais cinco cadeiras”, afirmou.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Inclusão social
O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Lucão Fernandes, destacou nesta terça-feira, 1º, […]
Há 1 hora
O vereador Adriano Marinovic tomou posse nesta segunda-feira, 1º, na Câmara Municipal de São Carlos […]
Há 9 horas
Segurança pública
Nos últimos meses, o vereador Jùlio Cesar tem sido procurado por moradores de diferentes regiões […]
Há 12 horas