Região Central

Alunos da 1ª série do Ensino Médio têm até sexta-feira (25) para escolher formação entre Exatas, Humanas ou Ensino Técnico

Assessoria/GESP

Termina nesta sexta-feira (25) o prazo para que estudantes matriculados na 1ª série do Ensino Médio registrem a escolha do itinerário formativo para os próximos dos anos letivos. As opções para os 7.900 alunos dessa série na região Central são: Exatas, Humanas e Educação Técnica Profissional. No ensino técnico, são dezenas de cursos disponíveis.

“A escolha de itinerário formativo é a oportunidade de participar da definição da própria trajetória de formação no Ensino Médio. Essa escola é importante porque a decisão ajuda o estudante a definir a formação que deseja seguir no próximo ano letivo, de acordo com os seus interesses e com os seus objetivos para o futuro. Por isso, é fundamental que os estudantes conheçam as opções disponíveis e registrem as suas escolhas dentro do prazo, que vai até sexta-feira, dia 25 de setembro”, convida o secretário da Educação, Renato Feder.

Na escolha dos itinerários, cada estudante deve registrar quatro opções durante acesso à ferramenta Sala do Futuro, por site ou no aplicativo. Para aqueles que optarem pelo itinerário de Humanas, o registro deve ser por Linguagens e Ciências Humanas. Para exatas, o registro deve ser por Matemática e Ciências da Natureza. Há, ainda, a opção por mais de 50 cursos técnicos oferecidos pela Educação nas escolas estaduais, ou em instituições parceiras, como o Senai e Senac.

“Os nossos cursos técnicos são oferecidos pelos melhores profissionais do mercado para que nossos estudantes aprendam na teoria e na prática. Além disso, eles podem concorrer às vagas de estágio do nosso programa Bolsa Estágio Ensino Médio, o BEEM, que é um sucesso com mais de 19,7 mil alunos já contratados, com bolsas de até R$ 883,66”, complementa Feder.

Confira os 15 cursos técnicos disponíveis na região Central: administração, agronegócio, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, eletroeletrônica, eletrônica, enfermagem, farmácia, logística, manutenção automotiva, mecânica, mecatrônica, multimídia e vendas.

PASSO A PASSO PARA A ESCOLHA DE ITINERÁRIOS

O itinerário formativo deve ser escolhido exclusivamente por estudantes da 1ª série do Ensino Fundamental, na Sala do Futuro.

 

Confira o passo a passo abaixo (e as imagens do sistema ao final do texto):

* O acesso à Sala do Futuro é o mesmo para o acesso às plataformas e ao boletim escolar, por exemplo;

* Após o login, o aluno deve procurar pelo botão: “Disponível para escola – Itinerário Formativo”;

* O aluno deve clicar em seu nome na página seguinte;

* Depois, deve optar sobre como prefere escolher seu itinerário. As opções são “Por escola” ou “Por tipo de curso”;

* Em seguida, o aluno deverá escolher entre 1 e 4 formações. Uma delas, obrigatoriamente, precisa ser na área de Exatas ou Humanas;

* É possível reordenar a ordem de preferência;

* Após a escolha, é preciso confirmar.

Nos cursos técnicos, por exemplo, é preciso que haja interesse dos estudantes para a criação das turmas. O mesmo processo deve ser seguido pelos estudantes do 12º termo da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os estudantes que estão, em 2026, na 2ª série do Ensino Médio, seguirão no mesmo itinerário formativo no próximo ano letivo.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Caso Master
Redação O Estado de S. Paulo O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), […]
Há 3 horas
STF/Master/Crise
Aguirre Talento e Felipe de Paula/AE Diante de uma série de desconfianças mútuas manifestadas nos […]
Há 9 horas
Cursos Técnicos à Distância
Inscrições vão até 3 de novembro; prova será aplicada em 6 de dezembro
Há 22 horas

Previsão do tempo

Mais lidas

Jornal Impresso