Maioria dos participantes se posicionou contra a concessão ou privatização dos serviços de água e esgoto
A Câmara Municipal de São Carlos encerrou a consulta pública sobre a possibilidade de concessão ou privatização dos serviços de água e esgoto do município, prestados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Aberta entre 21 de agosto e 22 de setembro, a consulta recebeu 664 contribuições da população.
Das 664 contribuições, 97,14% se posicionaram contra a concessão ou privatização do SAAE e 2,86% se manifestaram a favor. Cinco manifestações foram rejeitadas pela equipe de analistas responsável pela consulta por descumprirem as regras de participação.
A consulta foi criada para ampliar a participação popular e oferecer um espaço institucional para que os moradores registrassem sua opinião sobre um tema de grande relevância para a cidade.
Resultado ficará disponível para consulta
Com o encerramento, a Câmara dá início à impressão e organização do resultado, que ficará disponível para a população e será encaminhado às instituições pertinentes. A documentação vai preservar o resultado e as manifestações recebidas como registro oficial da participação popular no debate.
Autor da proposta de consulta pública, o vereador Lineu Navarro destacou a importância de ouvir diretamente a população.
“A Câmara cumpriu o seu papel de abrir um espaço democrático para que a população pudesse se manifestar sobre um assunto que interfere diretamente na vida de todos. O resultado mostra a posição daqueles que participaram da consulta e agora precisa ser preservado e disponibilizado para que todos possam ter acesso às informações”, afirmou.
Legislativo como espaço de diálogo
O presidente da Câmara, vereador Lucão Fernandes, ressaltou que a iniciativa reforça o papel do Legislativo como espaço de diálogo e transparência.
“O papel do Legislativo é dar voz à população e transparência às discussões que interessam diretamente à nossa cidade. A consulta pública permitiu que as pessoas se manifestassem e registrou oficialmente essa participação. Agora, vamos organizar e disponibilizar esse material para que a população e as instituições possam conhecer o resultado. A opinião pública precisa estar presente e ser considerada nos debates que envolvem o futuro de São Carlos”, disse.
A Câmara seguirá com os procedimentos administrativos para disponibilizar o material, garantindo transparência, publicidade e acesso às informações produzidas durante a consulta.








