23 de Dezembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Mangueira de botijões deve ser trocada a cada 5 anos

Mangueira de botijões deve ser trocada a cada 5 anos

07/02/2012 18h46 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Mangueira de botijões deve ser trocada a cada 5 anos

Os acidentes domésticos com botijões de gás são muito mais frequentes do que se pode imaginar. O equipamento exige cuidados desde a hora da compra até o modo correto de instalar o registro, pois um vazamento, por exemplo, pode resultar em muitos estragos no ambiente, além de graves danos para os moradores.

Por isso, o Corpo de Bombeiros de São Carlos faz algumas recomendações para evitar acidentes que podem, inclusive, ser fatais. O primeiro passo é observar o estado físico do equipamento, ou seja, verificar, por exemplo, se ele não está amassado ou danificado. Outras duas medidas de segurança fundamentais são estar atento aos prazos de validade dos acessórios que compõem os botijões e checar se o equipamento possui certificação do Inmetro.

Durante a instalação do botijão, o ideal é sempre realizá-la fora da residência. Feito isso, certificar-se de que não há nenhum tipo de vazamento. A melhor forma de verificar se há vazamento, é colocar espuma de sabão ao redor da borboleta. Se a espuma borbulhar ou crescer, significa que há vazamento. Notificado o problema, é necesssário retirar a válvula e observar se o anel de borracha existente no seu interior está rompido. Em caso positivo, o Corpo de Bombeiros orienta solicitar ao entregador de gás um anel novo ou fechar a válvula e acionar a companhia de gás para a troca do material seja efetuada.

Outra recomendação é, se constatado um vazamento, não acender nem apagar as luzes da residência, pois isso pode provocar uma faísca, o que pode ocasionar explosões. A indição é abrir janelas e portas para que a ventilação do ambiente remova o gás do local.

Numa situação de fogo devido ao vazamento de gás manter a calma é fundamental para que, posteriormente, a pessoa tente conter o vazamento. A primeira coisa a fazer é fechar a válvula. No entanto, caso ela não esteja funcionando, o próprio morador pode tapar o vazamento com o dedo, pois há uma região entre as chamas e a saída do GLP em que não há risco de queimar as mãos, pois o espaço é gelado. Outra alternativa é cobrir o vazamento com um pano molhado, a fim de resfriar o local. Porém, em caso de acidentes, é sempre útil ter em mãos o telefone de emergência do comando, que é o 193.

Membros do Corpo de Bombeiros também atentam em relação à mangueira usada no botijão. A orientação é que ela seja substituída, no máximo, a cada 5 anos. Além disso, ela não pode ser embutida na parede, ter emendas e nem passar por trás do fogão. Já o regulador de pressão – que conecta a mangueira ao botijão de gás – deve ser instalado apenas com a força das mãos e nunca com ferramentas que possam danificar a peça.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x