Europa

Starmer e Macron anunciam plano de cooperação bilateral para lidar com fluxos de migração

Laís Adriana/AE

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, e o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciaram um plano “piloto” de cooperação bilateral para lidar com fluxos de migração ilegal, durante coletiva de imprensa conjunta nesta última semana.

De acordo com os líderes, migrantes que cheguem ao Reino Unido em pequenos barcos ilegais serão retornados para a França rapidamente e, em troca, um indivíduo diferente poderá entrar por rotas legais em território britânico a cada migrante apreendido. A troca estará sujeita a verificações de segurança restritas, rotas legais e controladas, e somente poderão participar indivíduos que não tentaram entrar no Reino Unido ilegalmente.

Ambos também reiteraram o apoio do Reino Unido e da França à Ucrânia, revelando a intenção de construir uma “nova força multinacional” em apoio ao país, que será sediada em Paris e terá como objetivo dar suporte para o acordo de paz.

Em seu discurso, Macron afirmou que os países concordaram em aumentar a cooperação franco-britânica em defesa, inteligência artificial (IA), espaço, tecnologias cibernéticas, entre outras áreas, para enfrentar os “desafios em comum”. O presidente francês classificou os planos como um “recomeço” das relações bilaterais após o Brexit e disse que não descarta uma coordenação mais próxima entre as duas potências nucleares da Europa.

Macron também comentou sobre a situação de conflitos no Oriente Médio, pedindo a libertação de reféns israelenses e uma solução de dois Estados que reconheça a Palestina como uma nação. “Israel deve viver em paz com seus vizinhos”, disse.

Compartilhe:

Recomendamos para você

França
AP/Redação O Estado de S. Paulo/AE A primeira-dama da França, Brigitte Macron, chamou de “vadias […]
Há 3 horas
Alemanha
AE/Associated Press O primeiro-ministro alemão, Friedrich Merz, disse que a nova estratégia de segurança nacional […]
Há 14 horas
Venezuela
AE/Redação O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o governo americano intensificará os […]
Há 1 dia