28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Retiros espirituais conquistam jovens

Retiros espirituais conquistam jovens

16/02/2012 19h38 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Retiros espirituais conquistam jovens

Populares entre os que não apreciam a agitação do Carnaval e buscam durante o feriado prolongado um pouco de descanso para o corpo, para a mente e para o espírito, os retiros ou acampamentos espirituais atraem centenas de jovens religiosos.

A Diocese de São Carlos, por exemplo, é uma das instituições da cidade que realiza o evento juvenil. Neste ano, as atividades acontecerão de 17 a 21 de fevereiro e, no local, grupos de jovens se reunirão para desempenhar atividades como oração, eucaristia, adoração, perdão e penitência.

Já a Catedral de São Carlos Borromeu planeja o chamado retiro de Carnaval, que acontecerá numa chácara localizada no Varjão. Segundo Guga Paulino, um dos organizadores do encontro, ao longo dos quatro dias de retiro serão realizados palestras, gincanas e teatros. “Nossa religião é o catolicismo e, por isso, o objetivo do retiro é que os jovens tenham um encontro pessoal com Jesus, o Cristo. Teremos em torno de 250 pessoas entre 14 e 25 anos de São Carlos e região participando das atividades”, explica.

Será a segunda vez que Dalton Bonaldi participará de um retiro e sua expectativa é grande, já que, segundo ele, a experiência nos últimos anos foi muito gratificante. “Minha intenção é buscar a comunhão e ouvir palavras que me auxiliem a edificar minha vida. É uma alegria, uma satisfação imensa poder descansar a alma através da busca pela graça do Senhor”, afirma.

A psicóloga Diana Vergara explica que existem diversos tipos de retiros espirituais e que, normalmente, a pessoa que procura esses locais tem a intenção redescobrir-se interiormente e assim fortalecer determinados valores que para ela estavam inativos. “Muitos se apóiam no fato de que as raízes de uma mudança ocorrem de dentro para fora, ou seja, é preciso estar em paz com o próprio espírito para então conseguir viver melhor a partir dos próprios valores e crenças. Independente da religião, a pessoa que freqüenta um retiro espiritual o faz para entrar em contato consigo mesma, aproveitando o momento de silencio e tranqüilidade para fazer essa conexão com o próprio ´eu´”, explica.

A estudante Luciana Silva conta que durante seu período de férias viveu experiência semelhante ao se hospedar durante cinco dias num centro espiritual na cidade de Amparo. “Foi muito bom, saí de lá bem mais leve, pois o ambiente era propício para descansar. No local havia um templo onde podíamos fazer orações, pude esclarecer minhas dúvidas em relação ao espiritismo. Foi uma experiência válida, o clima é muito agradável”, relata.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x