28 de Setembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Número de academias em São Carlos cresce 68%

Número de academias em São Carlos cresce 68%

17/12/2013 06h23 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Número de academias em São Carlos cresce 68%

Dados do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo mostram que, até 2007, havia 47 academias registradas na cidade. Em 2012, cinco anos depois, esse número chegou a 79. Crescimento de 68%. Hoje, o Conselho tem registrado 90 estabelecimentos. 

 

Esses dados mostram que, na cidade, o aumento do número de estabelecimentos que oferecem serviços para quem busca condicionamento físico segue um padrão de crescimento que é nacional.

Um levantamento feito pelo SEBRAE, em todo o país, mostra que nesses cinco anos o setor cresceu 133%: em 2007 eram 9.300 academias, e em 2012 passou para quase 22 mil.

E muitas dessas academias optaram como público-alvo pessoas de bairros menos centrais. Edson Brambilla, proprietário de uma academia na Vila Brasília há cerca de 5 anos, diz: “Pesquisamos o mercado, o bairro é grande, e engloba bairros menores, e não tinha nada parecido por perto”.

Ele afirma que a academia começou pequena, mas que já está crescendo: “Ou seja, estamos comprando mais máquinas, diversificando as aulas, melhorar a qualidade da aparelhagem”.

Ele explica que atende também pessoas da Vila São José, da Costa do Sol, da Nova Estância: “Pegamos também muitos alunos da Universidade Federal. Tem várias repúblicas aqui perto”.

Para ele, o valor da mensalidade e a facilidade de acesso são dois fatores que atraem as pessoas. Ele acredita que, em média, academias de bairro são cerca de 40% mais baratas.

Marcos Antonio Marcondes Machado Micucci, proprietário de uma academia no Jacobucci há 20 anos, diz: “Fui a quarta academia em São Carlos, e hoje o movimento é um pouco mais diluído, apesar de a população da cidade ter aumentado. Teve épocas melhores, mas por conta da oferta de academias, que era menor”.

Ele afirma atender a um público que vem do bairro, mas também de várias partes da cidade: “A melhor propaganda é a boca a boca. Então, atendo gente que mora em toda parte da cidade, porque uma pessoa que faz kung fu aqui, por exemplo, traz a esposa, que vem fazer condicionamento”.

Ele também acredita que, além da proximidade, o preço pode ser um atrativo para o cliente.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x