Empresa oferece serviço de creche e hospedagem para cães
Em 2012, o Brasil tinha 21,3 milhões de gatos, 16,3% a mais do que em 2010. No mesmo período, a população de cães cresceu 8,1%, de 34,3 milhões para 37,1 milhões. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
Com esse crescimento, aumentou também o número de serviços relacionados aos animais de estimação. E São Carlos não foge a essa tendência. Exemplo disso é o número de clínicas veterinárias na cidade. Segundo Laide das Graças Simões, em meados da década de 1980 eram 3 clínicas. Hoje, são mais de 40.
A diversificação desses serviços é uma realidade. E uma empresa de São Carlos, a SocialPet, é um exemplo dessa realidade. Funcionando há dois meses, ela oferece serviços de educação e entretenimento para os animais, bem como serviços de hotel, banho e tosa, e pet sitter (cuidados em domicílio).
Guilherme Marrara, veterinário e sócio da empresa, explica que o serviço de creche, por exemplo, é oferecido em vários pacotes, período integral, meio período, uma ou mais vezes por semana: “Colocamos as opções para o proprietário de acordo com o nível de energia do cachorro”.
Marrara explica que um dos objetivos das atividades oferecidas pela empresa é equilibrar emocionalmente o bicho. Baseados em pesquisas européias sobre comportamento animal, eles elaboraram exercícios para os cães que frequentam a creche: “No início da manhã deixamos que eles socializem entre si, sem muitos estímulos humanos. Depois, estimulamos eles com bolinhas por duas horas, como se fosse a caçada deles. Depois de um período em que descansam e se alimentam, por volta das 14h voltamos com atividades mais intensas, até umas 16h, quando começamos o estímulo sensorial deles, escondendo petiscos, por exemplo”, diz o empresário.
É dessa forma, explica, que conseguem garantir o equilíbrio físico e social dos cães: “Percebemos que os animais muito humanizados têm algum transtorno comportamental: são destruidores, agressivos. Aqui, o cachorro vai ser cachorro. Vãos canalizar as energias dele para atividades positivas”.
E os resultados, garante, começam já a aparecer em dois ou três dias: “Temos um buldog francês que tem muita energia, e destrói tudo. Ele frequenta a creche desde o início, e o proprietário conta que a cachorra já fica quietinha no sofá durante a novela inteira, coisa que antes não fazia”, diz Marrara.
A creche atende apenas cães, mas a empresa oferece serviços de atendimento domiciliar para qualquer tipo de animal. O telefone da SocialPet é (16) 3419-6542.
HOTEL
A empresa oferece também o serviço de hospedagem de cães. No entanto, o serviço é prestado apenas a cães que frequentam a creche: “Isto para conseguirmos manter um controle higiênico e sanitário rígido. Com o animal matriculado conseguimos acompanhar isso. Além disso, os animais aqui não ficam separados (pois a ideia é que eles convivam) e não podemos correr o risco de hospedar um que seja agressivo”, explica Marrara.