Saúde pública

Serviço de ambulância em Ibaté mostra resultados expressivos em seus primeiros meses de atuação

Divulgação

O setor de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), popularmente conhecido como “ambulância 192”, que passou a funcionar diretamente no Hospital e Maternidade Municipal de Ibaté, já apresenta resultados concretos em seus primeiros 60 dias de operação sob nova gestão. Desde que deixou o almoxarifado e passou a ser supervisionado diretamente por equipe hospitalar, o serviço ganhou mais agilidade e organização, com foco total no atendimento da população.

Nos primeiros 30 dias de funcionamento (de 7/5 a 7/6), foram realizados 686 atendimentos, mostrando já de cara a grande demanda da cidade.

A maioria dos chamados foi classificada como casos de baixa urgência, com 289 fichas verdes, mas também houve 106 fichas amarelas (urgentes) e 38 vermelhas (emergência) ou seja, atendimentos mais sérios e que exigiram resposta rápida da equipe.

Também foram registradas 236 fichas azuis, que indicam casos sem urgência, e 17 trotes ou cancelamentos.

No relatório dos 60 dias completos (de 06/06 a 06/07/2025), foram 568 atendimentos registrados, mantendo o padrão de classificação, com destaque para 300 fichas azuis, 185 fichas verdes, 82 amarelas e 15 emergenciais.

O número de trotes e cancelamentos permaneceu o mesmo.

Os gráficos apresentados nos relatórios mostram a comparação entre os dois períodos e permitem visualizar a constância nas demandas, além de destacar a eficiência do serviço mesmo com alto número de atendimentos. Isso reforça a importância da implantação do APH dentro do hospital como estratégia fundamental de resposta rápida em situações de urgência e emergência na cidade.

Além de salvar vidas, o serviço também contribui para a organização do sistema de saúde, oferecendo dados que ajudam na tomada de decisões por parte da gestão pública. Esses relatórios são parte da prestação de contas que mostram para a população que o setor de ambulância está ativo, funcionando com responsabilidade e com foco total no cuidado com o cidadão.

Segundo a equipe gestora do hospital, a análise desses dados vai ajudar a aprimorar ainda mais o serviço nos próximos meses, com melhorias, reforço na segurança do paciente e maior integração com a rede municipal de saúde.

Compartilhe:

Recomendamos para você

ENTREVISTA!!!
Vereador relata indícios de retirada clandestina de pedras históricas usadas no calçamento da cidade
Há 2 horas
Previsão do tempo
Na tarde desta segunda-feira (8), São Carlos foi atingida por uma forte chuva, acompanhada de […]
Há 3 horas
Confira notas de Falecimento da Nova Funerária de São Carlos
Há 4 horas