Secretário vê “reação” no emprego em janeiro
Para o secretário municipal de Emprego e Renda, Emerson Domingues, 2012 começou com uma “tímida” geração de postos de trabalho conforme os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados esta semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego. “Se observarmos o mês de janeiro isoladamente, verificamos um número tímido no crescimento do mercado de trabalho, impulsionado, sobretudo, pela geração de empregos na indústria”, ressalta ele.
Domingues, porém, explica que janeiro mostra uma recuperação do emprego quando os números são confrontados com os apresentados em dezembro do ano passado. “Ocorre que fizermos uma análise comparativa com o mês de dezembro que apresentou resultado negativo em razão das condições econômicas no momento, o mês de janeiro apresenta recuperação do mercado e crescimento, o que deve ser considerado positivo. Isto porque a geração de postos de trabalho é muito maior do que o esperado, trazendo a nítida sensação de recuperação do mercado e ganho real de vagas de trabalho”.
A expectativa é de consolidação da economia brasileira e o crescimento do mercado como um todo, segundo o secretário são fatores que trazem, assim, também para São Carlos, resultados positivos de crescimento do mercado de trabalho.
Ele enfatiza que a indústria de transformação passou de -208 empregos em dezembro de 2011 para +133 empregos gerados em janeiro, ou seja, houve um saldo de +341 empregos, ou seja a superação dos números negativos e o surgimentos de números positivos. Ele cita também que a administração pública passou de -113 empregos em Dezembro para +106 empregos gerados em janeiro, ou seja, houve um saldo de +219 empregos.
Quanto ao comércio e administração de imóveis, valores mobiliários e serviço técnico, o Caged, segundo Domingues, passou de -182 empregos em dezembro para +136 empregos gerados em janeiro, o que revela que houve um saldo de +318 empregos.