Itirapina não registra casos de dengue desde 2011
Segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Itirapina, desde janeiro de 2012, o município não registrou nenhuma confirmação de caso de dengue, apenas algumas suspeitas, mesmo assim, de casos importados, ou seja, trazidos de outros municípios, como de São Carlos. Em 2011, também não foram confirmados nenhum caso.
Este período do ano requer mais cuidado por parte da população, visto que, são meses muito quentes com pancadas de chuva, o que facilita o acúmulo de água em locais propícios ao mosquito. Em Itirapina, constantemente, a Vigilância Epidemiológica realiza ações para a prevenção junto à população e com a retirada de entulhos descartados em locais impróprios.
Em São Carlos, por exemplo, de janeiro ao presente momento foram registrados oitos casos confirmados da doença, sendo três autóctones e cinco importados. Ao todo, no município foram registrados 80 casos suspeitos, dos quais 55 foram confirmados como negativos e 17 estão aguardando resultado. A cidade também continua ativamente realizando mutirões para controle de criadouros e informações para a comunidade.
Prevenção – O acúmulo de água em latas, copos plásticos, garrafas, pneus velhos, latões, sacos plásticos, lixeiras e até tampinhas de refrigerantes, são os principais locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Por isso, a população deve ficar atenta e evitar locais em que corram o risco de acumular água.
“A gente fica feliz em saber que não temos casos confirmados, mas mesmo assim ainda vejo muita gente sem tomar os cuidados necessários por ai. Na minha casa, por exemplo, tenho muita plantinha, mas nunca deixo a água parada nos vasinhos”, comenta dona Maria de Lourdes.
Confira algumas dicas:
– Manter tonéis, barris e caixas d´água sempre fechadas com tampa adequada;
– Remover folhas, galhos, entre outros objetos que possam impedir a água de correr pelas calhas;
– Não deixar a água da chuva acumulada em locais como lajes;
– Colocar areia até a borda dos pratinhos dos vasos de plantas;
– Guardar garrafas sempre de cabeça para baixo;
– Colocar o lixo em sacos plásticos e manter lixeiras fechadas;
– Não jogar lixo e objetos em terrenos baldios;
– Não deixar pneus em locais abertos e mantê-los abrigados da chuva.