Brasil dribla a chuva e vence Costa Rica
Em amistoso disputado na noite desta sexta-feira, 7, a Seleção Brasileira não fez um bom primeiro tempo, mas se reorganizou para a segunda etapa e venceu a Costa Rica por 1 a 0, no estádio Nacional, em San José, na Costa Rica.
Sob chuva forte e campo pesado, o duelo começou morno, com os costarriquenhos trocando passes e estudando o jogo com cautela. O Brasil, com a tão requisitada renovação, tinha na defesa os laterais Fábio e Adriano, e no meio de campo, Luiz Gustavo.
Numa trama despretensiosa, os donos da casa por pouco não abriram o placar. Logo aos dois minutos, Oviedo cruzou da direita e Saborío, livre na frente de Júlio César, se enrolou na hora de finalizar.
A Seleção, com Neymar, Lucas e Ronaldinho Gaúcho bem marcados, teve dificuldades na armação de jogadas e a única chance real de gol foi aos três minutos. Neymar arrancou pelo meio, fez o passe na direção de Ronaldinho Gaúcho, mas o meia não alcançou a bola e Fred correu por trás da zaga e bateu de primeira, assustando o goleiro Navas, mas a bola foi por cima do gol.
Depois deste lance, a partida seguiu burocrática, com muita marcação sobre o meio de campo brasileiro e o placar terminou sem gols na primeira etapa.
Após o intervalo, Mano Menezes trocou Luiz Gustavo e Lucas por Hernanes e Oscar, respectivamente. Com as mudanças, o time cresceu e passou a levar mais perigo no campo de ataque. Aos 14 minutos, após jogada de Daniel Alves, pela direita, o cruzamento a meia altura chegou para Neymar bater prensado e abrir o placar para o Brasil.
Com o gol o time se soltou mais e trocou passes com maior facilidade no ataque. Em bom lance de Ronaldinho Gaúcho, pela direita, o levantamento chegou para Fred, que meio desajeitado, escorou de cabeça para Navas se esticar e evitar o segundo gol. Na seqüência do lance, a bola sobrou para Neymar, que tentou o chute colocado e a bola beliscou o travessão.
Júlio César sentiu uma contusão e foi substituído por Jefferson, que atuou nos 15 minutos finais e não comprometeu. Logo em seguida, Mano seguiu fazendo experiências. Sacou Neymar e Fred, para as entradas de Hulk e Jonas.
Nos minutos finais, com o placar favorável, a Seleção Brasileira trocou passes e tentou ampliar, mas parou na marcação dos costarriquenhos. Aos 39, Mora deu um carrinho violento em Jonas e foi expulso. Com um a menos, a Costa Rica recuou ainda mais e esperou o apito final.
O próximo compromisso do time de Mano Menezes será outro amistoso, desta vez contra o México, em Torreón, na próxima terça-feira, 11, no México. (futebolpaulista.com.br)
Foto: Fernando Vergara/AP/AE{jcomments on}