USP São Carlos programa eventos para comemorar 100 mil teses da Universidade
Além do sucesso da Universidade de São Paulo (USP) no oferecimento de cursos de graduação, ela, também, apresenta em torno de 225 programas de Pós-Graduação, envolvendo todas as áreas do conhecimento. Nos diversos Programas de Pós-Graduação, distribuídos nos campi da USP, estão credenciados cerca de 6.500 orientadores e aproximadamente 23.000 alunos.
Desde a instituição oficial do sistema de Pós-Graduação da referida universidade, em 1969, são 42 anos de história e grande atividade, que ora resultam na comemoração dos “100 Mil títulos de pós-graduação da Universidade de São Paulo”, sendo 60% em nível de mestrado e 40% de doutorado. Extra oficialmente, os números totais de títulos concluídos na USP ultrapassam essa quantia, pois, desde sua fundação, em 1934, já eram concedidos, tendo sua contagem oficialmente iniciada há pouco mais de quatro décadas.
Os motivos para comemoração são muitos e a história da USP, sem semelhança com a de qualquer outra instituição de ensino, é uma razão extra para o crédito dado a esta universidade que, desde seu nascimento, possui características que lhe são peculiares.
Um dos destaques vai para suas linhas de atuação, que abarcam todas as áreas do conhecimento, qualidade que nem mesmo as universidades mais conhecidas do mundo possuem. Isso faz com que a USP seja, literalmente, incomparável a qualquer outra.
Uma história à parte – Quando oficializada na USP, a Pós-Graduação, especificamente no campus São Carlos, já nasceu com um diferencial: áreas de ensino e pesquisa em engenharia, física, matemática e química, concentravam-se, desde o início da década de 1950, em uma única Unidade, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), que abrigava todos estes cursos. Por esta razão, os atuais Programas de Pós-Graduação tiveram uma origem atípica, pois as atividades de pesquisa básica e aplicada estavam intimamente ligadas, sendo multi e interdisciplinares desde esta época. Estas atividades, que distinguem os programas de Pós-Graduação do campus de São Carlos, foram intensificadas pela presença de professores visionários.
Alguns anos depois, tais áreas de atividade concentram-se em diferentes Unidades, agregando, ainda, áreas de computação e arquitetura, que enriqueceram as atividades acadêmico-científicas do campus da USP de São Carlos.
Hoje, os programas de Pós-Graduação estão presentes em todas as Unidades do campus: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), o recém-criado Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Com a contribuição de todos estes programas de Pós-Graduação, hoje se atinge uma marca de cerca de 10.000 títulos, uma média de 10% do total concedido pela USP como um todo, e no campus São Carlos distribuídos da seguinte forma: EESC (57%), ICMC (16%), IFSC (12%) e IQSC (15%).
Uma comemoração marcante – Para festejar, não somente o número de títulos, mas a qualidade permanente de ensino de Pós-Graduação, todos os campi da USP realizarão eventos abertos à comunidade, incluindo exposições, palestras, debates e concertos. De acordo com o coordenador geral do evento, o Prof. Carlos Alberto Carlotti Júnior, da FMRP-USP, além da celebração, em si, haverá discussões a respeito da qualidade dos programas de pós-graduação, como um todo, e sua relação com a sociedade.
Em São Carlos, as comemorações dos “100 mil títulos de pós-graduação da USP” têm início com uma exposição de Ciência e Tecnologia, no saguão da biblioteca do ICMC, que será inaugurada pelo Pró-reitor de Pós-graduação da USP, Vahan Agopyan, no dia 6 de outubro, a partir das 14 horas.
Programação
– Dias 6 e 7
– Local: Saguão da Biblioteca do ICMC/USP.
Exposição de Ciência e Tecnologia
– Dia 7
– Local: Auditório Sérgio Mascarenhas – IFSC
14h30: Recepção
15 horas: Abertura
15h30: Apresentações Motivadoras sobre o Tema “Pós?Graduação, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação: uma combinação que Faz Sucesso”
Participantes:
? Dr. Sylvio Goulart Rosa ? Diretor Presidente do ParqTec
? Dr. João Fernando Gomes de Oliveira – Diretor?Presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)
? Dr. Silvio Crestana – Embrapa ? CNPDIA
? Dr. Paulo Edson Lopes – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento – CENPES
16h30: Debate com membros das Comunidades Empresarial, Política e Acadêmica da Cidade e Região.
17h15: Visita à Exposição de Ciência e Tecnologia – Local: Saguão da Biblioteca do ICMC/USP.
17h30: Coquetel no Saguão da Biblioteca do ICMC
19h15 – Local: Auditório Sérgio Mascarenhas
Concerto do Ensemble Mentemanuque
Programa:
Grandes Mestres do Barroco:
Georg Friedrich Händel ? Lascia ch’io pianga (ária)
Johann Sebastian Bach ? Bist du bei mir (ária)
Antonio Vivaldi ? As quatro Estações: Primavera, Verão, Outono e Inverno (concertos em versão completa)
Violino solista e regente: Cláudio Cruz
Soprano solista: Tatiana Castanheira
Marcelo Soares & Reginaldo Nascimento (violinos)
William Rodrigues (viola)
Julian Tryczynski (violoncelo)
Márcio Maia (contrabaixo)
Rubens Russomanno Ricciardi (cravo){jcomments on}