Argentina

Javier Milei reduz tarifas de exportação para grãos e carne

Patrícia Queiroz/AE

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou um corte nas alíquotas de exportação para uma série de produtos, com destaque para grãos e carnes. “Será permanente e não haverá retrocessos enquanto eu estiver no governo”, afirmou Milei, durante inauguração da feira Expo Rural.

No caso do farelo e óleo de soja, as tarifas passarão a ser de 24,5% (eram 31%). Já para o milho, a alíquota passa de 12% para 9,5%. A carne bovina passará a ter taxa de 5% ante 6,5% e, para a soja em grão, sai dos atuais 33% para 26%.

Milei afirmou que “a redução, além de beneficiar o campo, potencializará toda a economia do interior do país de forma mais direta ou indireta, fornecendo serviços aos produtores agrários”

Segundo o presidente argentino, “desde veterinários e laboratórios, ou engenheiros e desenvolvedores de sementes, até frentistas de postos de gasolina, borracheiros e comerciantes, todos se beneficiam com a rentabilidade do setor privado permanecendo no setor privado”.

Nicolás Pino, presidente da Sociedade Rural Argentina, e que também esteve no evento, pediu que Milei continue reduzindo a carga tributária sobre os produtos que seguem para a exportação. “Elas (as tarifas) são piores do que a praga, as enchentes ou a seca”, afirmou Pino.

Compartilhe:

Recomendamos para você

EUA
AE/Associated Press A Suprema Corte dos EUA veio em socorro dos republicanos do Texas, permitindo […]
Há 6 horas
EUA
AE/Associated Press O governo Trump suspendeu todos os pedidos de imigração para pessoas de 19 […]
Há 11 horas
Coreia do Sul
Thais Porsch/AE O parlamento da Coreia do Sul aprovou um orçamento de 727,9 trilhões de […]
Há 23 horas