Construção coletiva

Audiência pública voltada à causa animal reúne autoridades em Ribeirão Bonito

Tutores foram à audiência com seus animais de estimação: animais foram envenenados no município/Jeferson de Paula

Marcos Escrivani

A Câmara Municipal de Ribeirão Bonito realizou terça-feira, 29, a 1ª Audiência Pública voltada à causa animal, idealizada e conduzida pela vereadora Bruna Silva Souza Pessa. O evento marcou um importante capítulo na história da proteção animal no município, reunindo inúmeras pessoas, entre elas protetores independentes, autoridades e simpatizantes da causa.

A audiência pública foi um momento de grande construção coletiva, em que todos os presentes puderam aprender e trocar experiências com palestrantes de notável atuação na área. Estiveram presentes: Chandelly Protetor, Secretário Municipal de Bem-Estar Animal de Votuporanga; Carol Mattos Galvão, advogada especialista em Direito Animal e Presidente da Comissão de Proteção Animal da OAB de Araraquara e Ana Flávia Barreto, presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal de Araraquara e Vice-Presidente da Comissão de Proteção Animal da OAB de Araraquara.

A parlamentar idealizadora da audiência dedicou o encontro à memória dos inúmeros animais mortos por envenenamento no município, ressaltando a urgência de políticas públicas efetivas para a promoção do bem-estar animal. Na ocasião, a vereadora também solicitou um minuto de silêncio em homenagem ao saudoso vereador e médico veterinário Moacir, reconhecido como um grande ativista da causa animal na história de Ribeirão Bonito, cuja atuação deixou um legado de respeito e compromisso com os direitos dos animais.

Dentre os temas abordados, destacaram-se: os direitos dos animais comunitários, os procedimentos para denúncias e fiscalização de maus-tratos, bem como a importância da união entre poder público, sociedade civil e entidades de proteção animal.

Outro ponto de grande relevância discutido foi a inclusão da causa animal nos instrumentos de planejamento orçamentário do município, como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). A previsão de recursos nesses instrumentos é fundamental para viabilizar, de forma contínua, ações como campanhas de castração, atendimento veterinário, programas educativos e outras políticas públicas voltadas à proteção e bem-estar animal.

Segundo a parlamentar, a audiência pública foi a semente de um novo tempo para os animais de Ribeirão Bonito. Um momento histórico que evidenciou o compromisso de todos os presentes com a construção de uma cidade mais justa, ética e compassiva para com todos os seres vivos”, disse Bruna ao Jornal Primeira Página.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Abastecimento público
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de São Carlos informa que, neste domingo, […]
Há 6 horas
Meio ambiente
Estratégia formulada por pesquisadores do ICMC-USP, em parceria com o Inpe, define os pesos de […]
Há 9 horas
Igreja Católica
Padre João escolheu como seu lema de ordenação sacerdotal: “Preparai o caminho do Senhor”, Mt 3,3
Há 9 horas