Pinheiros está novamente na final
A torcida compareceu, apoiou o Unitri/Universo no Sabiazinho, mas quem levou a melhor nesta quinta-feira, 22, foi o Pinheiros/SKY, que no último jogo do grupo A do Torneio Interligas superou os donos da casa,69 a52, e se classificou para a segunda final consecutiva da competição.
O cestinha da partida foi o ala/armador Shamell, do Pinheiros, com 19 pontos, seguido por Marquinhos, com 14. No time mineiro, o pivô Léo Waskiewics foi principal anotador e reboteiro, com dez pontos e sete rebotes.
Com a vaga para a final em jogo, a partida começou nervosa e com as duas equipes focadas quase que exclusivamente na defesa. Pontuar não foi uma missão fácil nem para Uberlândia, nem para o Pinheiros. Mas em meio ao jogo truncado destacou-se o pivô Léo Waskiewics, que se aproveitou de seus 2,11m, garantindo cinco rebotes ofensivos e oito pontos só no primeiro quarto.
Na retaguarda, a defesa mineira estava bem fechada e freou as investidas do rival. Apenas Marquinhos, nos arremessos de média distância conseguiu pontuar com regularidade e anotou sete dos dez pontos dos paulistas nos dez minutos iniciais de jogo. No final do primeiro período, vitória dos donos da casa,17 a10.
As defesas seguiram levando a melhor no segundo quarto e com mais da metade do período jogado, cada equipe havia anotado apenas mais quatro pontos. Até que o Pinheiros reagiu e com uma cesta e falta de Morro, com menos de dois minutos para o intervalo, conseguiu o empate,25 a25. Avirada veio na jogada seguinte, em um contra ataque puxado por Paulinho e completado por Shamell.
Mas ai foi a vez do ataque urberlandense mostrar serviço e anotar sete pontos consecutivos para ir ao intervalo na frente,32 a27.
Na volta para o segundo tempo, os paulistas entraram com mais intensidade e, utilizando o contra-ataque como principal arma, passou a frente no placar e abriu vantagem. Shamell, com 11 pontos no período, comandou o time paulista, que foi para o último quarto com 16 de vantagem,55 a36.
Com seus dois principais arremessadores de longa distância, Robby Collum e Robert Day, em dia pouco inspirado, ficou difícil para Uberlândia buscar a reação. No fim, vitória do Pinheiros, que agora aguarda o vencedor do grupo B para conhecer o rival na decisão, que será disputada no dia 27.
“Com certeza o momento chave foi quando mudamos nossa postura no terceiro quarto. Tivemos uma conversa no intervalo e surtiu efeito dentro de quadra. Voltamos com uma defesa mais forte e começamos a rodar a bola, aí soubemos aproveitar os contra-ataques, que é característica da nossa equipe”, analisou o ala Marquinhos.
No jogo preliminar, o Lanús levou a melhor no duelo entre “hermanos” contra o Libertad, no Ginásio Sabiazinho. Comandando o placar desde o início da partida, a equipe grená venceu,69 a62, e ficou com o terceiro lugar no grupo.
Grupo B
Começa nesta sexta-feira, 23, o grupo B do Torneio Interligas com duas equipes brasileiras desafiando a elite do basquete argentino. Itabom/Bauru e Paulistano/Unimed enfrentam,em Buenos Aires, o Obras Sanitarias e o Peñarol de Mar del Plata, primeiro e segundo colocados na fase de classificação da Liga Argentina. O vencedor do grupo encara o Pinheiros na decisão, marcada para dia 27.
Interligas – Grupo A
Local: Ginásio Sabiazinho – Uberlândia (MG)
20/03
Pinheiros/SKY 96 x 65 Libertad (ARG)
Unitri/Universo 83 x 75 Lanús (ARG)
21/03
Pinheiros/SKY 87 x 69 Lanús (ARG)
Unitri/Universo 100 x 75 Libertad (ARG)
22/03
Libertad (ARG) 69 x 62 Lanús (ARG)
Unitri/Universo 52 x 69 Pinheiros/SKY
Interligas – Grupo B
Local: Club Obras Sanitarias – Buenos Aires (Argentina)
23/03 (Sexta-feira)
19h (Jogo 1) – Obras Sanitarias (ARG) x Paulistano/Unimed
21h (Jogo 2) – Peñarol (ARG) x Itabom/Bauru