Adoção de animais: um ato de amor
Quem estiver pensando em adquirir um cachorro ou gato de estimação, poderia considerar a ideia de adotar um bichinho, pois existem milhares deles que estão em busca de um lar. Adotar um animal é fácil e é um ato de amor.
Karina Motta é vice-presidente de uma ONG Cachorro Ajuda, em São Carlos, onde eles fazem um trabalho de recuperar animais abandonados com a finalidade de encontrar um novo lar a eles. Ela conta como é o trabalho e como é possível adotar um bichinho. “Eu e meu irmão Marcelo começamos com algumas ações de recuperar animais das ruas e, através de divulgação por rede social, encontrar lar para eles. Logo depois demos início a ONG, em que nós e mais um grupo de cerca de 20 pessoas demos continuidade ao trabalho. Como ainda não temos sede própria, alguns animais são encontrados e identificados, em seguida colocamos a foto dele na pagina da ONG na internet onde as pessoas podem adotá-los. Em outros casos eles são retirados das ruas e colocados em canis particulares ou lares provisórios. Temos parcerias com alguns veterinários e contamos com doações seja em dinheiro ou em produtos como ração”, conta Karina.
“Depois de ter escolhido o novo amigo, a pessoa deverá assinar um termo de responsabilidade se comprometendo com os cuidados do animal até o final de sua vida. Existe uma lei que configura o abandono de animais como crime, por isso é importante ao adotar um cão ou gato estar ciente de que poderá cuidar e sustentá-lo, e que se trata de uma vida e não de um brinquedo. Além disso, fazemos uma averiguação antes para saber se a pessoa está apta para ter um animal em casa, se ela reúne condições de criá-lo bem”, afirma Karina Motta.
Uma vantagem de se adotar um animal é que normalmente ele já estará no seu tamanho correto, vacinado, vermifugado e castrado. Para o tesoureiro da ONG Cachorro Ajuda, Marcelo Motta é fundamental a castração, evitando assim o grande número de bichinhos abandonados. “Castramos em média 15 animais por mês, e se todos tivessem esse pensamento evitaríamos muitos abandonos e maus tratos. A castração é uma cirurgia simples que garante o bem estar ao animal”, diz Marcelo.
“O ideal também é que na hora de adotar, se no caso o animal já for adulto, se informar sobre o temperamento e saber se ele combina com o novo dono ou com outros animais da casa”. Marcelo também ressalta que em geral os animais se adaptam muito bem ao novo lar. “Muitos tiveram uma vida tão difícil que ao receberem amor e carinho se adaptam com facilidade ao dono”.