Argentina

Milei veta aumento de gastos com pensões e expansão de proteção para pessoas com deficiência

AE/AP

O presidente da Argentina, Javier Milei, vetou nesta semana uma tentativa de aumentar os gastos com pensões no país e uma lei que expande as proteções para pessoas com deficiência, dizendo que a lei teria minado sua promessa principal de eliminar o déficit fiscal crônico antes das eleições de meio de mandato em outubro.

Ao publicar as justificativas de veto, o governo de Milei disse que o Congresso aprovou no mês passado os projetos de lei de gastos – destinados a compensar mais completamente os aposentados pela inflação e oferecer mais benefícios financeiros para pessoas com deficiência – “sem determinar a origem dos fundos”. Ele disse que os projetos “contradiziam o mandato popular (de Milei)” de reduzir a inflação.

Desde que assumiu o poder no final de 2023, Milei vetou todos os esforços para aumentar os gastos públicos, frequentemente usando o slogan “não há dinheiro” contra as demandas da população para que ele restaurasse os subsídios. O governo projeta que os gastos adicionais, incluindo um aumento de 7,2% nas pensões, representarão cerca de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano e 1,68% no próximo.

Compartilhe:

Recomendamos para você

França
AP/Redação O Estado de S. Paulo/AE A primeira-dama da França, Brigitte Macron, chamou de “vadias […]
Há 6 horas
Alemanha
AE/Associated Press O primeiro-ministro alemão, Friedrich Merz, disse que a nova estratégia de segurança nacional […]
Há 17 horas
Venezuela
AE/Redação O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o governo americano intensificará os […]
Há 1 dia