Bauru vence e Peñarol está na decisão
No confronto entre os brasileiros do Grupo B do Torneio Interligas, o Itabom/Bauru superou, neste domingo, 25, o Paulistano/Unimed, por69 a59, e encerraram suas participações na competição. O principal destaque do time de Bauru foi o armador Thyago Aleo, com 14 pontos, seguido do ala Daniel Gaúcho, que anotou 13. O cestinha da partida, no entanto, foi o pivô do Paulistano, Felipe, com 17 pontos.
Independente de não terem mais chance de vencer o Grupo B, as duas equipes brasileiras entraram com o espírito de encerrar a participação com uma vitória. O Bauru foi quem começou mais forte e com uma bola de 3 do armador Thyago Aleo, abriu seis pontos de vantagem no placar (14 a8). O Paulistano chegou a encostar no marcador, mas o time do interior de SP ampliou novamente a diferença no final do período (21 a14).
Apesar do bom momento do Bauru, aos poucos, o Paulistano foi se encontrando em quadra, principalmente, no ataque. O time da capital paulista encostou dois pontos no marcador, após um arremesso de fora do armador Elinho (31 a29). Porém, os bauruenses comandaram o restante do período ampliando a vantagem para oito pontos (37 a29).
O Paulistano voltou com tudo do intervalo e, rapidamente, conseguiu empatar a partida, com uma cesta seguida de falta do pivô Felipe (37 a37). O jogo ficou mais equilibrado durante boa parte do período, mas o Bauru, com uma defesa forte e aproveitando os contra-ataques, conseguiu recuperar os oito pontos de vantagem (53 a45).
No último quarto, o Paulistano forçou a defesa pressionada quadra inteira e teve sucesso nas primeiras posses de bola do adversário. No entanto, o ataque não correspondeu tão bem e o time da capital não conseguiu tirar a diferença da equipe de Bauru.
“Foi uma participação muito importante para nós, pois com a ausência de alguns jogadores, lesionados, pudemos dar rodagem internacional para os atletas. Uma oportunidade única de enfrentarmos os dois melhores clubes argentinos, na casa deles”, comentou o técnico do Bauru, Guerrinha. “Essa experiência adquirida aqui, queremos levar para a semifinal da Liga das Américas, que se inicia na próxima semana e, consequentemente, para os playoffs do NBB”.
Para o técnico do Paulistano, Gustavo De Conti, independentemente do resultado, a experiência adquirida no Torneio Interligas será importante para a sequência da equipe nos playoffs do NBB.
“Nosso foco na temporada sempre foi o NBB. Esse torneio, no entanto, proporcionou um aprendizado muito grande para a equipe de evoluir nos momentos de decisão de uma partida e enfrentar todas as adversidades no jogo”, afirmou o treinador. “É uma satisfação muito grande ver a equipe jogar coletivamente e encarar grandes equipes como as que estiveram aqui”, completou.
Decisão
Na partida que decidia segundo finalista do Interligas, o Peñarol não se intimidou por jogar na casa do adversário e bateu o Obras Sanitarias,94 a86. Aequipe comandada pelo técnico Sérgio Hernandez encara o Pinheiros/SKY, vencedor do grupo A, na grande final. A partida será realizada nesta terça-feira (27),em Mar Del Plata.
Depois de abrir boa vantagem já no primeiro quarto, os visitantes não deram chances para os rivais, que não conseguiram passar a frente em nenhum momento. Marcos Mata foi o destaque da equipe do Peñarol, com 21 pontos e 100% de aproveitamento nos tiros de três pontos – cinco acertos em cinco tentativas. Pelo time da casa, Julio Mázzaro e Dartan Washam foram os cestinhas da partida, com 24 pontos cada.