27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Mais de cem padres renovam votos sacerdotais

Mais de cem padres renovam votos sacerdotais

04/04/2012 21h06 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Mais de cem padres renovam votos sacerdotais

Uma celebração repleta de rituais e simbologia marcou a quarta-feira da Semana Santa na Catedral de São Carlos. Mais de cem padres participaram da missa do “crisma”, na qual o bispo diocesano, Dom Paulo Sérgio Machado, abençoa o óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) para ser usado nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação.

Além deste ritual os padres, junto com o bispo, a quem devem obediência e respeito, refazem as promessas sacerdotais feitas no dia da ordenação, quando o seminarista, através da imposição das mãos do bispo, relembrando as primeiras comunidades cristãs com a imposição das mãos, tornam-se padre. É um ato repleto de simbolismo, é a união dos padres com o seu bispo, com o pastor que guia igreja particular de São Carlos. A participação dos fiéis fecha este ciclo, a igreja ordenada com a igreja leiga, todos em uma só união.

Esta missa deveria ser celebrada na Quinta-feira Santa (início do Tríduo Pascal), pela manhã, mas cada diocese tem a liberdade de escolher o melhor dia para sua realização. Tradicionalmente em São Carlos acontece na quarta-feira. “É a igreja unida com seu pastor, mas unidade principalmente com Cristo”, disse Dom Paulo Sérgio.

 

OS ÓLEOS – A bênção dos óleos marca esta unidade. Depois de repartidos, são levados para as igrejas de toda a diocese. Somente o bispo pode abençoar este óleo. Óleo do Crisma é uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento do Crisma e na ordenação de padres e sagração de bispos.

Óleo dos Catecúmenos será utilizado no Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha. Já o Óleo dos Enfermos é conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.

 

POR QUE ÓLEO? – Óleo é uma palavra de origem latina, “oleum”, derivada do grego “élaion”, que designa o óleo extraído dos olivais (élaia). O óleo faz brilhar o rosto (Sl 103,15) e é símbolo da alegria (Sl 44,8). O ungido por excelência é o Messias, o Cristo, que é o Rei, o Sumo Sacerdote e o Profeta. Símbolo da alegria e da beleza, sinal de consagração, o óleo é também o unguento que alivia as dores e que fortalece os lutadores, tornando-os mais ágeis e menos vulneráveis.

 

O LAVA-PÉS – Hoje nas igrejas católicas de todo o mundo será celebrada a missa dos lava-pés, uma recordação da ação de Cristo que lavou os pés dos discípulos na Última Ceia que fizeram juntos, antes da morte. Nesta missa celebra-se a instituição da Eucaristia e a promessa de Jesus de “estar junto com todos até o fim dos tempos”. Nas igrejas de São Carlos a missa abre o Tríduo Pascal e é rezada às 20 horas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x