Chuva castiga serra do Rio e 5 morrem
Ao menos 5 pessoas morreram em razão de um temporal que voltou a atingir a região serrana do Rio de Janeiro nas últimas horas, segundo autoridades locais.
A chuva começou na tarde desta sexta-feira, 6, e se estendeu pela madrugada.
“A tragédia poderia ter sido maior, mas ainda bem que instalamos alarmes sonoros em comunidades e regiões de risco no ano passado e podemos avisar e retirar muita gente de suas antes da chuva aumentar”, disse o prefeito da cidade de Teresópolis, Arlei de Oliveira Rosa.
As 5 mortes foram registradas em Teresópolis e há buscas por supostos desaparecidos.
No ano passado, um temporal de grandes proporções, considerado o pior fenômeno natural da história do país, vitimou quase mil pessoas na região serrana do Estado e destruiu diversas casas, além de alterar a geografia e a topografia de bairros e localidades urbanas e rurais.
De acordo com a prefeitura, as 5 vítimas morreram em decorrência de deslizamentos de terra “Dessa vez, a chuva afetou outros bairros e regiões que não foram as mesmas do ano passado”, destacou o prefeito.
A defesa civil informou que nas últimas horas choveu em Teresópolis e na cidade de Nova Friburgo mais que o esperado para todo o mês de abril. As autoridades se mantêm em estado de alerta.
Rios que cortam os dois municípios também transbordaram alagando ruas e avenidas e, deixando muitas pessoas ilhadas.
Em Teresópolis, o número de desabrigados chegou a 500, mas como o tempo melhorou ligeiramente nesse sábado, esse total baixou para 300 pessoas.
Estradas das cidades ficaram enlameadas e esburacadas com o temporal e rodovias que dão acesso aos dois municípios tiveram que ser interditadas durante o temporal devido ao risco de deslizamentos de terra e pedra.