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Alunas da UFSCar recebem prêmio da Sociedade Brasileira de Psicologia

27/11/2014 12h59 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Alunas da UFSCar recebem prêmio da Sociedade Brasileira de Psicologia

Trabalhos científicos de alunas dos cursos de graduação e doutorado em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foram premiados na 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), realizada em Ribeirão Preto, de 21 a 24 de outubro. A SBP premia o melhor trabalho nas categorias Doutorado (Prêmio Carolina Martuscelli Bori), Mestrado (Prêmio Luiz Marecellino de Oliveira) e Iniciação Científica (Prêmio Reinier Johannes Antonious Rozestraten).

Na categoria Doutorado, a vencedora foi Talita Pereira Dias, com a tese “Conceituação, avaliação e promoção de automonitoria em pré-escolares e sua relação com competência social e comportamentos-problema”, orientada pela professora Zilda Aparecida Pereira Del Prette, do Departamento de Piscologia (DPsi). Na pesquisa, a autora considerou que há fortes evidências de que a promoção de habilidades sociais e de competência social é crucial para o desenvolvimento socioemocional de qualidade desde a infância. A pesquisa discutiu as contribuições teóricas, metodológicas, empíricas e práticas associadas à análise e promoção de automonitoria, especialmente em crianças pequenas. O conjunto de estudos realizados durante a pesquisa sugere viabilidade de investigações sobre automonitoria na infância, propondo indicadores, recursos e procedimentos para sua avaliação e estratégias para intervenção.

Também na categoria Doutorado, Josiane Rosa Campos recebeu menção honrosa com a tese “Avaliação das habilidades sociais e variáveis sociodemográficas de adolescentes com e sem indicadores de depressão”, orientada por Almir Del Prette, do DPsi. De acordo com a pesquisadora, há poucos estudos empíricos que investigaram o tema depressão na adolescência e habilidades sociais, especialmente no contexto brasileiro. Assim, o objetivo do trabalho foi caracterizar, comparar e predizer o repertório de habilidades sociais de adolescentes com e sem indicadores de depressão, considerando variáveis sociodemográficas como idade, sexo e status socioeconômico.

Na categoria Iniciação Científica o prêmio foi concedido a Gabriela Esteves Lopes, pelo trabalho “O jogo da partilha: uma análise sobre os conceitos de generosidade e altruísmo em crianças”, orientado pelos docentes Antonio Celso de Noronha Goyos e Giovana Escobal, ambos do DPsi. Em sua pesquisa, Gabriela considera que o uso de jogos econômicos que envolvem alocação de recursos, reais ou hipotéticos, tem sido uma ferramenta largamente utilizada por economistas e psicólogos como modelos experimentais para o estudo da tomada de decisão. Levando em conta esse contexto de interação social complexa, a pesquisadora analisou o conceito de generosidade e altruísmo presente em crianças, na faixa etária entre 8 a 10 anos. O estudo também levou em conta a variável gênero.

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