5 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Congressos da Unicep reúnem estudantes e profissionais de várias cidades

Congressos da Unicep reúnem estudantes e profissionais de várias cidades

28/11/2014 14h18 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Congressos da Unicep reúnem estudantes e profissionais de várias cidades

Na noite do dia 27 de novembro, quinta-feira, a Unicep realizou o 16° CIC, Congresso de Iniciação Científica, e o 12º Conape, Congresso Nacional de Pesquisadores, que contaram com a participação de alunos e profissionais de várias cidades: São Carlos, Rio Claro, Araraquara, Analândia, Araçatuba, Brotas, Descalvado, Pirassununga, Dourado, Ibaté, Itirapina, Jaú, Jaboticabal, Cândido Rodrigues, Matão, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Santa Rita do Passa Quatro, Torrinha, Sinop (MT), Cristal (RS) e Pelotas (RS).

Com o objetivo de estimular o espírito científico e de investigação entre docentes, discentes e comunidade, a Unicep realiza todos os anos os congressos para promoverem a troca de experiências.

Camila Marques dos Santos, aluna de Direito na Unicep, se inscreveu no CIC com o trabalho “Princípio da Isonomia e Gênero: restrições à visita íntima para mulheres em situação de cárcere”. Para ela, começar as pesquisas cientifica através da faculdade e ter esse convívio com o público é muito importante, “explicar um pouco mais sobre a iniciação cientifica, principalmente no meu caso, no Direito, é muito importante”.

Filipe Renan Castanheiro, aluno de Sistemas de Informação da Asser Rio Claro, participou do CIC com o trabalho “Usabilidade em Tecnologia da Informação para Deficientes Visuais”. Segundo Filipe, participar do CIC ajuda a crescer: “Eu acho que reunir o pessoal de tecnologia em um único local para expor trabalhos é muito importante, porque permite um maior conhecimento. Por exemplo, tem coisas aqui que eu não sei e posso trocar informações com os outros expositores e aprender, além de conhecer pessoas diferentes.”.

Já, a professora da rede municipal de ensino, Kelly Keyty Guimarães Zani, ex-aluna de Pedagogia da Unicep, expôs três trabalhos no Conape sob os temas: “A escola e a comunidade no combate: à prevenção e uso de drogas”, “Cantando e Encantando a partir da Educação Infantil” e “O Conselho de escola e sua importância para a democratização do ensino”. Os trabalhos são desenvolvidos nas escolas de educação infantil. “São projetos que desenvolvemos ao longo do ano, são trabalhos que só ficam dentro da escola e eu acho importante a gente mostrar o que está sendo desenvolvido dentro das escolas municipais de São Carlos”, contou Kelly.

Ao final das apresentações, aconteceu a premiação dos trabalhos do CIC, onde sete trabalhos receberam menção honrosa e três foram classificados para receber prêmios. Em primeiro lugar, ficou o trabalho “Aplicativo para comunicação alternativa e ampliada para pacientes com deficiência motora e/ou mental”, do aluno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Araraquara, Caioby Aleixo Ripoli Fiochi.

Em segundo lugar, ficou o trabalho: “O Efeito de um exercício de fortalecimento muscular na cartilagem articular de ratas ovariectomizadas”, da aluna de Fisioterapia da Unicep, Bruna Tais Erbeli. E em terceiro, o trabalho “Obtenção de flavanona e flavanol pelo fungo de origem marinha Penicillium raistrickii CBMA931”, da aluna de Biomedicina da Unicep, Ana Beatriz dos Anjos Souza.

Os três receberam as premiações muito emocionados e felizes pelos resultados obtidos depois de muita pesquisa. “A emoção maior é saber que eu estou podendo ajudar as pessoas”, exaltou Caioby. “O meu projeto visa ajudar, o que estou desenvolvendo existem em apenas três pesquisas no Brasil, o custo para o desenvolvimento é muito alto, pois são pagos. Quando, meu projeto ficar pronto, disponibilizaremos de forma gratuita e isso é uma coisa que está me motivando muito, porque posso ajudar as pessoas que têm algum tipo de necessidade específica.”, contou. Para ele, o evento é importante, pois cada um tem a oportunidade de mostrar seu trabalho, aprender com outras pessoas e ver as novidades do mercado. 

Já, Bruna declarou que “A gente trabalha tanto durante a iniciação científica, com tanto obstáculo, e tantos outros entraves que quando você apresenta e é reconhecido, é tão importante, tão especial. Eu estou emocionada, eu não esperava, gostei muito e é uma honra, eu estou muito feliz”.

Ana Beatriz dos Anjos Souza, também fez questão de demonstrar sua emoção: “Eu estou muito feliz, estou tremendo. O congresso em si permite que o aluno aprenda muito, porque ele está apresentando um trabalho que desenvolveu por um longo período. No meu caso, eu desenvolvi durante a iniciação científica e também foi o meu TCC. Essa iniciativa de poder apresentar meu trabalho aqui na UNICEP é ótima, foi quando eu pude mostrar um pouco do que eu fiz, não ficando só pra mim, pude distribuir o conhecimento para outras pessoas e isso é satisfatório pra gente. Temos anos de iniciação e ficar com isso só para a gente é egoísmo. Transmitir para outras pessoas nos deixa mais feliz, não só pelo prêmio, mas pelo fato de ter essa menção honrosa, de saber que o nosso esforço foi válido, é o que nos deixa satisfeita.”. 

Fique atento às datas e prepare seu projeto para os congressos de 2015. Informações: http://www.unicep.edu.br/cenip/canais_congressos.asp.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x