CPI é criada para apurar ligações de Cachoeira
Parlamentares criaram nesta quinta-feira,19, aCPI mista que pretende investigar as ligações políticas do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, acusado de comandar uma rede de jogos ilegais.
O requerimento conta, até o momento com 337 assinaturas de deputados e 72 de senadores, acima do exigido para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), de 171 nomes na Câmara e 27 no Senado.
Para iniciar a CPI mista é necessária a leitura do requerimento de criação em uma sessão do Congresso Nacional, Como ocorreu nesta quinta, uma vez que parlamentares das duas Casas participam da CPI.
O número de nomes que apoiam a CPI mista ainda pode mudar, uma vez que parlamentares têm até a meia-noite desta quinta para voltar atrás e retirar ou acrescentar suas assinaturas.
A vice-presidente do Congresso, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), que ocupa interinamente a presidência do Congresso Nacional, voltou a pedir que os líderes indiquem integrantes para a comissão até a terça-feira da próxima semana, na expectativa de poder instalar a comissão no mesmo dia ou na quarta-feira.
A deputada está interinamente na presidência do Congresso Nacional no lugar do senador José Sarney (PMDB-AP), que também preside o Senado. Sarney, de 81 anos, está internado desde sábadoem São Paulopor problemas cardíacos e pediu licença médica.