Pé de Livro homenageia escritor indígena
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, a Prefeitura de São Carlos promoveu juntamente com o Sibi, através da Divisão de Incentivo a Leitura e Coordenadoria do Meio Ambiente, o lançamento do 3º Pé de Livro, que contou com a presença do autor de livros infantis, Daniel Munduruku, do grupo de estudos Ameríndios do Departamento de Letras da UFSCar, além de crianças, alunas de escolas públicas da cidade. O evento foi na tarde de ontem, às 15h, na Praça Paulino Botelho.
A bibliotecária e coordenadora do Sibi, Claudete Sacomano, fala mais sobre o evento e sua importância. “É a terceira vez que lançamos o Pé de Livro que, além de ser uma comemoração ao dia do livro infantil, é também uma atividade de incentivo à leitura para as crianças. A cada edição escolhemos um autor de livros e o homenageado desta vez foi o Daniel, que faz uma literatura muito importante para as crianças sobre a cultura indígena. É muito importante que as crianças sejam incentivadas a ler, a buscar pelos livros nas bibliotecas, e esse evento vem também com a proposta de trazer atividades culturais para a cidade, como a contação de histórias”.
Paulo Mancini, coordenador de meio ambiente de São Carlos, diz que é muito importante estimular a leitura, pois através dela as pessoas podem conhecer sobre outros mundos. “É através dos livros que podemos conhecer outras culturas, outros mundos, assim como a cultura indígena. Não podemos deixar de saber como vivem os povos indígenas e suas histórias, nós viemos desse povo. Os índios habitam o nosso país há muito mais tempo, e possuem uma relação de harmonia com a natureza. Nos dias de hoje, temos muito a aprender com esses povos, que nunca precisaram depredar a natureza para viver dela. Precisaremos aprender a viver com a natureza sem destruí-la”.
O autor de livros infantis Daniel Munduruku, é indígena do povo Munduruku, nascido no estado do Pará, já publicou 40 livros, e se dedica a escrever para crianças sobre a verdadeira história dos índios no Brasil. Daniel que foi homenageado no Pé de Livro deste ano, diz que essa homenagem não foi somente a pessoa dele e sim a todos os indígenas em geral. “Esse projeto com os meus livros, é uma homenagem aos muitos povos indígenas existentes no Brasil. Através da leitura tive a possibilidade de aprender muitas coisas, e aprendi a contar e escrever histórias. Estou muito contente de estar em São Carlos, a cidade tem recebido os índios de braços abertos, assim poderemos trocar experiências e histórias, pois somos todos filhos deste país e somos todos iguais”.