27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Projeto trabalha dança como instrumento de educação

Projeto trabalha dança como instrumento de educação

20/04/2012 18h18 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Projeto trabalha dança como instrumento de educação

Toda semana, crianças e adolescentes de Ibaté, participam das atividades desenvolvidas no Centro de Formação Artística “Anna Ponciano Marques”, localizado no Jardim Cruzado. Há alguns anos, um dos projetos desenvolvidos no local é o “Dança e Educação”, que através da dança de rua, busca oferecer uma atividade que envolve arte e cultura para crianças no tempo que ficariam ociosos após ou antes do horário escolar.

As aulas acontecem uma vez por semana, dividas em turmas, com duração de 2 horas. “Oferecemos turmas de manhã e a tarde e contamos com a participação de mais de 60 alunos. A faixa etária atendida é de 7 a 10 anos e de 12 a 16”, comenta Gabriel Escrivani, arte-educador.

Além das aulas onde aprendem diversos passos de dança são desenvolvidas outras questões, como postura, comportamento, participação em grupo, entre outros. “Trabalhamos a dança como instrumento da educação com o objetivo que a dança contribua para que se tornem cidadãos que entendam e cumpram seus direitos e deveres”, conta Gabriel. “Não temos a intenção de formá-los dançarinos, mas é lógico que pode ser que apareçam talentos dentro do grupo”, acrescenta.

Lilian Trevisan Girotto, coordenadora do Centro de Formação, conta que atualmente o espaço atende cerca de 600 crianças por semana divididas em diversas atividades. “Integrar a comunidade, levar a cultura para perto deles, possibilitar a troca de experiências, entre outros, é mostrar que a cultura pode modificar a participação deles na sociedade”, comenta a coordenadora.

A aluna Alice Gabriela, 13 anos, conta que participa do projeto há dois anos e não pretende parar tão cedo. “Gosto de dançar, mas quero ser arqueóloga. Acho que o que aprendo aqui é importante para o meu futuro”, comenta a garota. Já Jonatas Henrique, 13 anos, visualiza outra profissão. “Quero ser dançarino. Aqui posso ter amigos, aprendo muita coisa e ainda ajudo meus colegas quando precisa”, conta ele.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Marisa
Marisa
12 anos atrás

Parabéns Galerinha…
vamos dançar muito, pois trabalha o corpo e renova a mente

Beijos a todos

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x