6 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Saae adquire nova tecnologia para desinfecção da água

Saae adquire nova tecnologia para desinfecção da água

02/01/2015 22h42 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Saae adquire nova tecnologia para desinfecção da água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos recebeu, nesta semana, dois equipamentos geradores de cloro para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Vila Pureza, na Avenida Dr. Carlos Botelho. O investimento é de cerca de R$380 mil.

Segundo o presidente da autarquia, Sérgio Pepino, a nova tecnologia é uma das mais avançadas para a desinfecção da água por cloro. “Consiste na geração de cloro a partir do sal (Cloreto de Sódio – NaCl). O novo equipamento produz e aplica o produto de forma segura, econômica e sustentável, atendendo às exigências da Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde”, explicou. “São muitos os projetos, como esse, que o SAAE tem para melhorar a qualidade da água, para melhorar a eficiência do tratamento e para contribuir com a sustentabilidade ambiental”, complementou.

Para isso, a autarquia fez adequações físicas nas dependências da ETA Vila Pureza. Leila Jorge Patrizzi, gerente de operações de tratamento de Água e Esgoto do SAAE, explicou que além de preparar o espaço, seguindo normas de segurança, também foi feito um planejamento para a melhor utilização da tecnologia. “Essa mudança no sistema de desinfecção da água é importante porque trará maior segurança, principalmente, em relação à dosagem do produto. Inclusive, elaboramos uma tabela de dados para planejamento do uso de cloro de acordo com o período do ano, estiagem ou chuva, o que também trará economia no uso do produto”.

O cloro é o produto responsável pela remoção das bactérias, protozoários e vírus existentes na água. “Alguns micro-organismos são retirados antes da desinfecção, porém a maioria resiste e é o cloro que vai garantir a potabilidade da água. É a segurança de oferecer uma água de qualidade, utilizando um processo de desinfecção otimizado, sem faltas e nem excessos”, comentou Leila.

Os novos equipamentos serão montados em janeiro de 2015, quando também a autarquia deverá dar início à operação, que garantirá a desinfecção de 45% da água consumida em São Carlos, provenientes das captações superficiais do Monjolinho e Ribeirão Feijão. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x