7 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Altas temperaturas afetam dia a dia das pessoas

Altas temperaturas afetam dia a dia das pessoas

14/01/2015 06h13 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Altas temperaturas afetam dia a dia das pessoas

No início da tarde desta terça-feira, 13, um termômetro localizado na Avenida São Carlos, ao lado da Praça dos Expedicionários, no Centro, marcava a temperatura máxima prevista para esta semana: 31º. E o calor tem afetado a rotina das pessoas. 

Diego Leandro da Silva, 29, e Lucilene Araújo Rosa Silva,27, foram ao centro ontem à tarde comprar um sapato para ele, que acredita que o calor pode inclusive prejudicar o movimento no comércio: “A gente veio comprar o sapato para ele trabalhar, do contrário a gente nem teria vindo”, afirma Lucilene.  “O calor está insuportável. Pra enfrentar isso só água, sorvete e ficando o máximo possível na sombra”, diz Diego. “Pra mim é ficar em casa, de preferência. E, sair, só em último caso mesmo”, completa Lucilene. 

Na praça do Mercado, também ontem à tarde, a reportagem encontrou a família da dona Fátima Berto: “Vim pro centro por necessidade mesmo, porque com esse calor não dá pra sair de casa, não. Pra enfrentar esse calor é só com bastante água na criançada”, ela diz.

A vendedora ambulante, Juliana Maria dos Santos, comemora a onda de calor. Segundo ela, com o aumento da temperatura, em um dia de festa no centro, ela diz que chegou a vender 200 garrafinhas de água, quando a média normalmente é de 80: “Hoje cheguei aqui às 13h50 e, até agora, 15h05, já vendi 25”, conta ela, sorridente: “Geralmente, no verão, as vendas são maravilhosas”. 

Segundo ela, o movimento ontem no centro estava um pouco fraco: “Mas acho que a partir de amanhã, e sexta-feira melhora mais. É no fim de semana que melhora”, avalia. 

PREVISÃO: Segundo o diretor da Defesa Civil de São Carlos, Pedro Caballero, há uma Zona de Alta Pressão sobre o Sudeste: “E embora esteja subindo uma frente fria, que é o que causa as chuvas, ela não consegue quebrar essa Zona de Alta Pressão. Mas como temos previsão para esta semana de mínima 22º e máxima 31º, a alta temperatura forma chuvas por convecção”. 

Ele explica que essas chuvas se caracterizam por muita descarga elétrica, rajadas de vento, podendo haver um alto índice pluviométrico em poucos minutos: “Chuvas pontuais, mas fortes, o que pode causar problemas em alguns pontos da cidade, como naqueles que alagam”, explica Caballero.Ele cita a Praça do Mercado, a rotatória do Cristo, no CDHU, na rotatória da Praça Itália, e alguns pontos da Avenida São Carlos. 

RAIOS: Caballero explica também que são essas nuvens de cumulus que têm causado os acidentes com raios: “Por isso é importante alertar o cidadão que é depois das 16h que começa a ter essas descargas atmosféricas com chuva”. 

Portanto, alerta, se a pessoa observar a formação dessas nuvens, é preciso tomar cuidado no lugar onde ficar: “De preferência ficar em um local protegido”, alerta.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x