7 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Quem não se comunica…

Quem não se comunica…

15/01/2015 06h20 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Quem não se comunica…

“Apenas 250 candidatos tiveram nota máxima na redação do Enem 2014”, afirmavam notícias publicadas em diversos sites e jornais de terça-feira. Isso dentro de um universo de nada mais nada menos que 6,19 milhões de candidatos que participaram do Exame. 

De acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Educação, 55,7% dos candidatos receberam até 500 pontos, ou seja, metade da nota máxima. Já o número de pessoas que zeraram na redação foi 529.374.

O desempenho no Enem é pré-requisito único para disputa de 205,5 mil vagas cadastradas no Sisu, sistema de seleção de instituições públicas de todo o país. Ao todo, 248,4 mil redações foram anuladas pelos corretores, principalmente por motivos como fuga ao tema (217,3 mil) e cópia de texto motivador (13 mil).

Em outras palavras, a maior parte dos brasileiros que passaram pelo Ensino Fundamental e Médio, e que estão tentando uma vaga em um curso superior, não é capaz de escrever uma boa redação. Essa é mais uma prova cabal, inquestionável de que a educação brasileira é um fiasco (embora muitos “especialistas” dos governos já questionem), e de que a maioria dos jovens (e muitos jovens adultos) não tem, de fato, o preparo básico. 

Esses resultados do Enem se somam, se acumulam, e ajudam a avolumar a montanha de pesquisas, dados, e resultados de testes internacionais que provam e comprovam que, em termos de educação, os brasileiros (em geral) só reprovam. 

Seria o caso de questionarmos: sendo um direito constitucional, até que ponto a inépcia do sistema educacional brasileiro de formar as pessoas seria um caso de clara, rasgada, e ultrajante inconstitucionalidade? Ultrajante, sim, pois o péssimo nível educacional ergue-se como barreira; barreira para o crescimento dos indivíduos, e para o desenvolvimento do Brasil, que, se já sofre de falta de mão de obra minimamente qualificada, o que dirá da maximamente qualificada. 

Como dizia o Chacrinha, quem não se comunica se trumbica. E parece que os brasileiros vão continuar se trumbicando, segundo mostra o Enem.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x