7 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Funcionários de terceirizada que presta serviço para UFSCar voltam ao trabalho

Funcionários de terceirizada que presta serviço para UFSCar voltam ao trabalho

16/01/2015 06h50 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Funcionários de terceirizada que presta serviço para UFSCar voltam ao trabalho

Nesta sexta-feira, 16, depois de uma semana paralisados, os cerca de 190 funcionários da empresa De Mundi, que presta serviço de limpeza para Universidade Federal de São Carlos, voltam ao trabalho. A decisão deu-se após mesa redonda realizada nesta quinta-feira, 15, no início da tarde, na sede do Ministério do Trabalho na cidade.

A paralisação deu-se por atraso de salários, não recolhimento de valores do FGTS (Fundo de garantia por Tempo de Serviço), e participação nos lucros e resultados.

Logo no início da reunião, o advogado da De Mundi, Renato Gabriel Leal, afirmou que o que provocou a situação que impediu o pagamento do salário referente ao mês de dezembro (que deveria ter sido realizado no 5º dia útil de janeiro) foi um bloqueio judicial de contas sofrida pela empresa. Ele ressaltou também que a UFSCar não está devendo nada para a De Mundi: “Não vou culpar a crise, não vou culpar má administração. O fato é que a empresa não tem dinheiro em caixa para realizar os pagamentos”, afirmou. 

Depois de deliberações entre o advogado da empresa, os representantes da UFSCar, do SIEMACO (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Trabalhadores na Limpeza Urbana de Araraquara, São Carlos, Matão e Região), e dos representantes do Ministério do Trabalho e no Ministério Público do Trabalho, ficou decidido em ata que a UFSCar é quem realizará o pagamento do salário atrasado diretamente aos funcionários da De Mundi, opção já prevista em cláusula contratual. 

A De Mundi, por sua vez, se comprometeu a fornecer os dados de cada colaborador (dados bancários, nome completo, CPF), e valores respectivos devidos a cada um deles, até hoje pela manhã. Os representantes da universidade explicaram que, como os trâmites administrativos para que ocorra o débito em conta corrente leva algum tempo, é previsto que, no máximo até a próxima sexta-feira, os salários já estejam nas contas dos colaboradores. 

Ficou acordado também que os colaboradores,que se comprometeram a retornar às atividades hoje, não sofrerão nenhuma pena em razão da paralisação dos trabalhos.        

BALANÇO: Na visão dos representantes das entidades, o resultado da mesa redonda foi positivo. Para Patrícia Rui Vieira, procuradora-geral da UFSCar, a reunião foi produtiva: “Todos comparecemos aqui com a intenção de realmente resolver o problema”, afirmou.

Quanto à manutenção do contrato com a De Mundi, ela disse: “Isso será avaliado pela UFSCar. Foi feita uma notificação para a empresa, para ela apresentar sua defesa, e é a partir dessa defesa que vamos verificar quais os próximos passos”. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x