28 de Dezembro de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Crime e desordem são principais riscos

Crime e desordem são principais riscos

25/04/2012 18h50 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Crime e desordem são principais riscos

Crimes e desordem semelhantes aos tumultos na Grã-Bretanha no verão de 2011 são as ameaças graves mais prováveis para a Olimpíada de Londres, embora militantes islâmicos e grupos ligados à al Qaeda representem um desafio crescente, disse uma autoridade britânica nesta quarta-feira, 25.

 

O diretor-geral do Escritório para Segurança e Contra-Terrorismo no Ministério do Interior, Charles Farr, afirmou em uma conferência de segurança que, embora a liderança principal da al Qaeda no sul da Ásia tenha enfraquecido após a morte de Osama bin Laden em2011, ainfluência dos grupos ramificados estava aumentando.

Em um discurso sobre as tendências de combate ao terrorismo mundial, Farr acrescentou que a al Qaeda permanecia ativa na Grã-Bretanha, e o modelo operacional da liderança do grupo era cada vez mais de “incentivar terroristas a agir “por conta própria”, em reconhecimento da sua própria incapacidade de exercer o controle operacional.

Mas em um comentário sobre a segurança para a Olimpíada, Farr disse que “a ameaça grave mais provável “é o crime e a desordem pública”.

Ele explicou que o tipo de transtorno que ele encarava como uma ameaça potencial seria o tumulto visto em várias cidades da Inglaterra no ano passado, mas não entrou em detalhes.

Até 15 mil pessoas participaram dos piores distúrbios da Inglaterra em décadas, que começaram dentro de Londres, quando uma manifestação contra a morte de um suspeito por um policial se tornou violenta. A agitação se espalhou para outras cidades importantes, como Manchester, Birmingham e Bristol, deixando um rastro de edifícios incendiados e lojas saqueadas. Cinco pessoas morreram nos distúrbios.

Um painel independente de investigação identificou uma série de problemas enfrentados pelas cidades do interior, que vão desde a fraca educação e criação dos pais até o desemprego elevado, que deixaram muitas pessoas de fora da sociedade e sem nada a perder caso se juntassem aos protestos.

A situação da segurança em Londres vai estar sob escrutínio internacional em julho e agosto deste ano, quando turistas e fãs de esportes lotarão a capital britânica para a Olimpíada.

A secretária do Interior, Theresa May, disse em 25 de janeiro que, juntamente com o terrorismo e o crime organizado, distúrbios com protestos eram uma das maiores ameaças para os Jogos Olímpicos que começam em 27 de julho.

O coordenador de Segurança Olímpica Nacional da Grã-Bretanha, Chris Allison, disse ao jornal The Guardian em fevereiro que seria “um grande desafio” se durante os Jogos Olímpicos houver uma repetição da desordem que tomou conta de Londres no verão passado.

Segundo o jornal, Allison afirmou que, embora não parecesse existir alguém interessado em protestar contra os Jogos, poderia haver aqueles que quisessem usar o evento como uma forma de colocar a sua causa em domínio público.

A polícia insistiu que não tinha a intenção de evitar quaisquer manifestações legais fora das instalações olímpicas.

Farr disse que a Olimpíada poderia ampliar a integração da rede de instituições e serviços envolvidos em garantir a segurança e um “ponto de destaque era o transporte, especialmente de Londres, que segundo ele estava sobrecarregado.

As autoridades britânicas dizem que ainda não encontraram nenhuma informação que sugira que qualquer grupo esteja planejando atacar os Jogos.

Mas a Grã-Bretanha vem sendo alvo de militantes islâmicos na última década por ser uma aliada da ação militar liderada pelos EUA no Afeganistão e no Iraque. A Grã-Bretanha sofreu seu pior ataque em tempos de paz em 2005, quando quatro homens-bomba mataram 52 pessoas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x