Curso sobre ambientes cênicos vai até junho
Acontece na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda uma oficina que mostra os ambientes cênicos desde a antiguidade. O projeto está sendo coordenado pelo arquiteto, diretor de teatro, ator e ex-diretor do Teatro Municipal de São Carlos Getúlio Alho. A oficina teve inicio no dia 18 de abril e vai até o dia 20 de junho, todas às quartas-feiras, das 18 às 21 horas.
A idéia da oficina é oferecer uma visão ampla da evolução do espaço cênico, mostrando as várias possibilidades de encenação de acordo com a arquitetura do ambiente. As sessões incluem projeção de slides e texto oral, seguindo os padrões de uma aula. O coordenador do curso diz quais temas serão abordados e estudados. “As aulas estão divididas em dez módulos e em cada um abordaremos os seguintes temas, Teatro na Antiguidade: os teatros gregos e romanos; No adro das catedrais: a cena medieval; Teatro de Bonecos: sombras, marionetes, títeres, mamulengos; Saltimbancos: o teatro em carros; Teatro Elizabetano; Pierrô, Colombina e Arlequim: a Commedia dell’arte; Teatro na Corte: Racine, Corneille, Molière; A caixa das ilusões: o palco italiano; O teatro moderno; O teatro engajado; o teatro total de Gropius; Brecht: o palco no palco, entre outros”.
Para esse projeto a Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, disponibilizou 30 vagas, e a oficina é aberta para o público interessado a partir dos 16 anos e principalmente para pessoas ligadas às artes cênicas e arquitetos.