EDUCAÇÃO EM EXPANSÃO
Como prefeito interino, Roselei Françoso (MDB) falou ontem (26) na São Carlos FM sobre a ampliação de escolas e creches em bairros como Santa Felícia, Embaré e Parque Delta. Destacou ainda a nova escola do Dream Santo Antônio, que atenderá do ensino fundamental ao médio e receberá famílias de um bairro que, quando concluído, terá cerca de 6 mil moradores.
SAÚDE TURBINADA
O interino anunciou tratativas avançadas para trazer um AME Cirúrgico a São Carlos e um Centro de Reabilitação (CER) em parceria com a UFSCar. O projeto prevê mais de 1.600 atendimentos diários, incluindo autismo, sem impactar o orçamento municipal. Para isso, o município abrirá mão da Rede Lucy Montoro.
INFRAESTRUTURA E EVENTOS
Roselei defendeu a construção de uma arena multiuso e a viabilização da nova rodoviária em modelo de PPP. Segundo ele, São Carlos precisa de espaços estruturados para cultura e esportes, e o impacto econômico na rede hoteleira e no comércio local é significativo.
HARMONIA COM A CÂMARA
Sobre divergências na Câmara, como a saída de Bira Texeira (Podemos) da base do governo, Roselei manteve o tom diplomático: “Nem sempre o vereador pode votar aquilo que a prefeitura gostaria. São poderes independentes, mas que devem buscar harmonia.” Ele reforçou que acompanha a gestão ao lado de Netto Donato e considera a experiência um aprendizado valioso.
LEITE AZEDOU
O clima esquentou na política local: Bira Texeira anunciou na sessão de ontem que está fora da base do governo do prefeito Netto Donato (PP). Parece que o leite realmente azedou entre os dois… resta saber se ainda vai ter tempo para um cafezinho de conciliação!
VIAJANDO DEMAIS
O secretário da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, Rafinha Almeida, anda viajando tanto que acabou se perdendo nas próprias agendas. Resultado: não compareceu a um evento importante da sua própria pasta, que foi a abertura da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Alô, secretário… atenção às prioridades, por favor! Menos viagens e mais trabalho!
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Aliás, perguntar não ofende: quanto será que custam essas diárias para o município? Quem acompanha o secretário ganha almoço, não ganha almoço, ganha diária, não ganha diária? E qual o retorno desses gastos para os cofres públicos… e para o povo são-carlense?
TRÂNSITO EM FOCO
O vereador Sérgio Rocha (PRD) não poupou críticas ao ex-secretário de Trânsito, Cesinha Maragno, fazendo questão de elogiar o atual secretário Michael Yabuki por uma mudança de trânsito na região do Cruzeiro do Sul. Segundo Rocha, Yabuki é “cabeça nova” e trouxe um sopro de novidade para a pasta. Eita!
MOISÉS FAZENDO ESCOLA
Nem bem chegou à Câmara e parece que Moisés Lazarine (PL) já está contagiando os colegas: ao invés de debater os problemas da cidade, parte da Casa polariza os discursos entre Lula e Bolsonaro! O mais curioso… é que o próprio Moisés agora está focando mais na cidade! Vai entender!
FOCO NA POLÍTICA NACIONAL
Para vocês terem ideia, ontem, durante a sessão, alguns vereadores estavam mais preocupados em discutir se Lula foi racista ou não, em Sorocaba, do que em debater os problemas da cidade. Prioridades… cada uma!
CHAMANDO A ATENÇÃO
Dé Alvin (Solidariedade) puxou a orelha do secretário Lucas Leão (Educação), que deixou a criançada do Grande Cidade Aracy sem transporte para participar da palestra de uma importante psicóloga. Resultado: os pequenos tiveram de ser levados por carros de amigos. “Não faz isso, Lucas Leão! Você deixa o coração da gente triste!”, reclamou Dé Alvin.
REUNIÃO
O promotor Flávio Okamoto se reuniu com representantes da Prefeitura e órgãos estaduais para mais uma etapa da Operação Corta Fogo. Nesta fase de seca, os números positivos das campanhas de conscientização e alertas sobre incêndios foram destaque. Exemplo para a região!
SAAE NA MIRA
O presidente do SAAE, Derike Contri, será entrevistado na São Carlos FM nesta sexta-feira! A população terá chance de enviar perguntas e solicitações, principalmente porque as reclamações de falta d’água têm crescido bastante durante sua gestão. Hora de dar explicações!
METAIS QUE BRILHAM
Em um marco para a categoria, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté realizou a assembleia de data-base 2025 com trabalhadores de cinco empresas do mesmo grupo econômico, aprovando 10% de reajuste salarial e aumento expressivo no ticket alimentação.
PARABÉNS, PRESIDENTE!
Vanderlei Strano, presidente do Sindicato, destacou que a vitória mostra que, quando sindicato e trabalhadores estão unidos, reivindicações se transformam em conquistas. Parabéns à categoria pelo esforço e união que garantem melhores condições de trabalho e valorização!
FAUSTÃO FERRAZ
Ontem, quem comandou a parte final da sessão foi Edson Ferraz (MDB), mas parecia que estávamos assistindo ao Domingão do Faustão. Os vereadores que usaram a tribuna tiveram dificuldades para concluir seus discursos, já que o “Faustão Ferraz” interrompia a todo momento. Ô loco, meu!
