Organizadores se preparam para grande teste
Os organizadores da Olimpíada de Londres 2012 se preparavam para o maior teste do Parque Olímpico nesta quarta-feira, 2, ao mesmo tempo em que garantiam aos espectadores que a segurança similar à vista no aeroporto não significaria horas de fila para entrar no local.
Seis eventos de teste estarão ocorrendo em cinco locais durante a próxima semana, com 11.000 funcionários, incluindo voluntários, aprendendo suas funções e buscando resolver eventuais problemas antes da cerimônia de abertura em 27 de julho.
Os organizadores esperam mais de 140.000 espectadores e 3.000 competidores para participar das provas de hóquei, pólo aquático e atletismo, bem como o tênis de cadeira de rodas, a bocha e o atletismo paraolímpico no parque no leste de Londres.
O fluxo de público deve atingir o pico de 75.000 pessoas no sábado, quando o estádio abriga um evento de atletismo de universidade e escolas e será oficialmente aberto por um espectador sortudo escolhido entre o público, com o relógio marcando as 2.012 horas restantes.
Até a próxima semana, depois do que será o primeiro e único teste abrangente do Parque Olímpico antes dos Jogos, os organizadores terão realizado 42 eventos-teste em 12 meses em 28 locais.
Uma fila de funcionários e terceirizados seguia ao longo da calçada logo cedo nesta quarta-feira, enquanto os jornalistas, que precisariam de 90 minutos para checar o credenciamento e passar por verificações de segurança, chegavam para uma reunião no local do hóquei.
Essa reunião, com o presidente-executivo da Locog, Paul Deighton, começou atrasada, mas os espectadores que apareceram mais tarde disseram que as filas estavam bem mais curtas e, em alguns casos, demoraram cerca de 10 minutos.
Alguns reclamaram da falta de sinalização dentro do local, que ainda está em obras em alguns pontos, com trabalhadores em casacos fluorescentes montando estandes de patrocinadores, incluindo um restaurante McDonalds enorme perto do estádio principal.
Grupos de estudantes passaram por sinais que os alertavam para não pisar nas áreas recém-plantadas, com gramados e canteiros ajardinados.
PROBLEMAS NOS AEROPORTOS
As longas filas para a imigração no aeroporto Heathrow vêm atraindo manchetes nas primeiras páginas dos jornais nos últimos dias, com preocupações sobre as consequências para a imagem do país antes dos Jogos, mas Deighton estava confiante em que isso seria resolvido.
“Dada a publicidade que isso atraiu, o governo e todas as autoridades responsáveis estão muito focadas em garantir que Heathrow funcione bem durante os Jogos”, declarou ele.
“Estou muito atento a isso e vamos cuidar disso”, acrescentou Deighton, que disse que a fila desta quarta-feira para credenciamento no Parque foi algo isolado que já era previsto.