30 de Setembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Campanha contra gripe inicia no próximo sábado

Campanha contra gripe inicia no próximo sábado

03/05/2012 09h31 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Campanha contra gripe inicia no próximo sábado

No próximo sábado (5), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo dará início à Campanha de Vacinação Contra a Gripe que em Itirapina será realizada no Centro de Saúde III, PSF Jardim dos Indaiás e Centro de Saúde Nova Itirapina. No primeiro dia da campanha, os postos de vacinação irão funcionar das 8 às 17 horas, mas a campanha irá até o dia 25 de maio.

Em 2011, Itirapina não registrou nenhum caso da doença e vacinou 1.970 pessoas. Segundo Egliane Afonso, enfermeira supervisora do Centro de Saúde III, para este ano são esperadas cerca de 2 mil pessoas, entre profissionais da saúde, idosos, gestantes e crianças.

Para atender a todo público-alvo da campanha será realizado um esquema especial para as pessoas que moram na Zona Rural. “As pessoas que moram na Zona Rural poderão aguardar em casa que a equipe de saúde estará vacinando nos finais de semana, porém é necessário que já estejam com a carteirinha de vacinação em mãos”, explica Egliane.

QUEM DEVE SE VACINAR? – Adultos com 60 anos ou mais de idade; crianças entre 6 meses e menores de 2 anos de idade; gestantes em qualquer período da gestação; trabalhadores da saúde; população indígena; pessoas com doenças crônicas; e população prisional, devem procurar um dos postos para a imunização contra o vírus da gripe.

Segundo Egliane, a vacinação é importante para prevenir as faixas etárias mais suscetíveis às formas graves da Influenza (gripe) e contra H1N1.

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também vacinará a parcela da população participante contra outros 2 tipos do vírus influenza – A (H3N2) e B.

CONTRAINDICAÇÕES – A vacina é contraindicada para pessoas com alergia a ovo; com histórico de reação adversa severa após a dose anterior; alergia a outros componentes da vacina; enfermidade febril ativa (deve esperar-se até que os sintomas se resolvam); além disso, um resfriado comum não é contraindicação.

META – A Secretaria de Estado da Saúde pretende imunizar 5,3 milhões de paulistas. Para garantir abrangência da imunização, em todo o Estado, contará com mais de 7 mil postos de vacinação, entre fixos e volantes, além de 3,5 mil veículos, 32 ônibus e cinco barcos. Ao todo serão 41,6 mil profissionais da área da saúde, estaduais e municipais, envolvidos na ação.

A vacina é gratuita e a pessoa deve comparecer com documento de identidade e carteira de vacinação.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x