São José é o primeiro classificado para a semi
Após terminar a fase de classificação na liderança, o São José/Unimed/Vinac é o primeiro classificado para as semifinais do NBB. Nesta quinta-feira,3, aequipe do Vale do Paraíba venceu o Vivo/Franca, em casa, por94 a80, fez3 a0 na série quartas de final e pela primeira vez está entre os quatro melhores da competição nacional.
Destaque da partida foi o pivô Murilo, que anotou 29 pontos, convertendo todos os cinco arremessos de 3 pontos que tentou, e ainda chegou ao duplo-duplo, com 11 rebotes. Dedé e Álvaro, com 16 e 15 pontos respectivamente, também foram importantes para a equipe. Pelo lado de Franca, Márcio foi o cestinha com 20 pontos, seguido por Ivanovic, com 18 pontos e nove rebotes.
A partida começou bastante disputada no Ginásio Lineu de Moura, com ambas as equipes forçando a marcação, sem dar liberdade para os ataques adversários. O jogo estava parelho, com os dois quintetos trabalhando bem a bola na tentativa de escapar das fortes defesas.
Mas, acertando as bolas de longa distância, principalmente com Murilo, destaque de São José com dez pontos no primeiro período, o time do Vale do Paraíba fechou a parcial na frente,23 a17.
Na volta para o segundo quarto, a equipe francana não conseguiu repetir o mesmo ritmo do começo da partida. Quem seguiu inspirado foi Murilo que, com oito pontos no segundo período, continuava muito bem no jogo e ajudou o São José a abrir 20 pontos de vantagem, faltando pouco menos de quatro minutos para o Intervalo. Ao final do primeiro tempo, os donos da casa lideravam por52 a33.
A partida recomeçou da mesma forma como terminou a primeira etapa. São José tinha espaços para trabalhar a bola e continuava com a mão calibrada, já a equipe de Franca teve dificuldades para parar o ataque rival e não conseguia diminuir a diferença. Administrando o placar, os joseenses foram para o último quarto 16 pontos a frente,69 a53.
Sem permitir a reação do adversário, São José continuou absoluto no placar durante todo o último período. Fúlvio, autor de dez assistências na partida, controlou o ritmo de jogo aguardando pelo fim da partida, que garantiu a inédita vaga para seminifinal.
“Deu tudo certo para nós, começamos a partida bem ligado e isso nos ajudou, nós tínhamos uma preocupação com o jogo, mas conseguimos a vaga, estamos muito felizes”, disse o pivô e cestinha da partida, Murilo.
Pinheiros sobrevive
Foi um verdadeiro teste para o coração da torcida pinheirense, mas o Pinheiros/SKY buscou a virada no último quarto diante do Cia. do Terno/Romaço/Joinville, após ficar atrás durante os três primeiros períodos e segue vivo na luta por um lugar nas semifinais. Com o placar de80 a69, os paulistas diminuíram a vantagem dos catarinenses, que agora lideram a série por2 a1.
O trio de pivôs formado por Fiorotto (15 pontos e oito rebotes), Olivinha (13 pontos e nove rebotes) e Morro (11 pontos e três rebotes) foi o destaque do time pinheirense. Juntos, os três somaram 62% de aproveitamento nos arremessos. Do outro lado, Audrei foi o maior anotador do jogo, com 20 pontos, seguido por Bishop, com 15.
A série agora vai para o jogo 4, que será realizado na próxima terça-feira, 8,em Joinville. Umavitória garante os catarinenses na semifinal, mas um triunfo do Pinheiros leva a decisão para o jogo 5,em São Paulo.
“Se tratando do Pinheiros, a gente sabe da nossa força. E essa vitória só nos dá mais moral para vencer em Joinville e trazer a série novamente aqui para São Paulo”, disse o ala Marquinhos, autor de 12 pontos e sete assistências.
Quartas de Final
(1º) São José 3 x 0 Franca (10º)
27/4
Vivo/Franca 77 x 92 São José/Unimed/Vinac
1º/5
São José/Unimed/Vinac 96 x 85 Vivo/Franca
3/5
São José/Unimed/Vinac 94 x 80 Vivo/Franca
(2º) Pinheiros 1 x 2 Joinville (8º)
27/4
Cia. do Terno/Romaço/Joinville 96 x 80 Pinheiros/SKY
1º/5
Pinheiros/SKY 68 x 74 Cia. do Terno/Romaço/Joinville
3/5
Pinheiros/SKY 80 x 69 Cia. do Terno/Romaço/Joinville
8/5 (Terça-feira)
19h – Cia. do Terno/Romaço/Joinville x Pinheiros/SKY
11/5 (Sexta-feira)*
20h – Pinheiros/SKY x Cia. do Terno/Romaço/Joinville
(*) Se necessário
João Pires/Divulgação