Lucro da Hypermarcas sobe 24%
A Hypermarcas encerrou o primeiro trimestre com lucro líquido 23,9% superior ao apurado um ano antes, favorecida por incremento da receita após reorganizar suas operações em 2011, mas não alcançou as estimativas do mercado.
Conforme dados divulgados neste sábado, 5, o lucro líquido foi de 40,8 milhões de reais, abaixo da média de seis previsões de analistas obtidas pela Reuters, de lucro de 57,3 milhões de reais no período.
Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado caiu 11,2% ano a ano, para 192,4 milhões de reais no período, com a margem cedendo de 27,5 para 21,4% em um ano.
O resultado veio com um aumento de 20% na linha de despesas com marketing, que somaram 164,7 milhões de reais, enquanto as despesas com vendas, gerais e administrativas foram 1,7% maiores, em 229,1 milhões de reais.
Em contrapartida, a empresa de bens de consumo teve receita líquida de 897,1 milhões de reais entre janeiro e março, aumento de 13,8 % na comparação anual. Na divisão Farma, o crescimento foi de 17,4%, enquanto na divisão Consumo foi de 9,2%.
A companhia atribuiu o resultado a ações executadas em 2011 como redução de descontos, vendas de novos produtos e melhorias na distribuição.
“A Hypermarcas iniciou o ano com foco na promoção de crescimento orgânico, sustentável e rentável, com geração de caixa operacional”, afirmou a empresa no balanço.
O fluxo de caixa operacional aumentou em mais de quatro vezes em 12 meses, para 139,4 milhões de reais nos três primeiros meses de 2012.
“Em2012, acompanhia manterá o foco no crescimento orgânico aliado a geração de caixa operacional e redução dos níveis de endividamento”, acrescentou. “Além disso, prosseguirá com a consolidação operacional de seus negócios, visando ganhos de produtividade”.
O resultado, previsto anteriormente para ser divulgado na segunda-feira, foi antecipado “com o objetivo de conceder aos acionistas e agentes de mercado um maior prazo para análise e compreensão dos resultados antes das teleconferências”, segundo a companhia.