27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeitura de Itirapina realiza contenção de aterro em estrada

Prefeitura de Itirapina realiza contenção de aterro em estrada

05/03/2016 12h49 - Atualizado há 8 anos Publicado por: Redação
Prefeitura de Itirapina realiza contenção de aterro em estrada

Buscando melhorar ainda mais as estradas rurais de Itirapina, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realizou nesta semana a contenção de aterro estrada Santa Clara, onde havia uma erosão. 

De acordo com o secretário Serviços Públicos, José Antônio Teixeira Junior, a equipe da pasta está desenvolvendo uma maneira de aproveitar os pneus usados para ajudar na contenção de aterros da cidade. “É montada uma parede de pneus amarrados uns aos outros, que depois são preenchidos de areia. Dessa forma os aterros ficam mais resistentes”, aponta. 

Juninho Teixeira também destaca que com a ação, dois problemas são solucionados. “O primeiro é que damos uma utilidade para os pneus usados que por vezes são descartados em lugares indevidos. A prefeitura, recolhendo esse material, precisa acomodá-los em algum lugar protegido das chuvas, não deixando que virem um criadouro do mosquito Aedes aegypti. E o segundo, é resolver os desmoronamentos que ocorrem nas estradas rurais nesse período de chuva intensa que estamos passando. Com a barreira de pneus nas contenções dos aterros, as estradas rurais ficam mais conservadas”, explicou.  “A ideia foi unir os dois problemas e transformá-lo em uma solução”, completou.

O trabalho vem ao encontro do que vem sendo realizado desde o ano passado para recuperar as estradas rurais, onde obras estão sendo realizadas com o objetivo de deixar as vias em condições para os motoristas circularem com seus veículos sem preocupação. 

Para deixar as estradas em ordem, as equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão também tampando os buracos das vias rurais. “Estamos trabalhando em várias estradas, mas somente tapando buracos e deixando as estradas com o tráfego em ordem. Assim que tiver uma estiagem vamos fazer um trabalho geral nessas estradas”, comentou Juninho Teixeira.

Uma erosão também é vista em uma das estradas rurais e um trabalho mais detalhado é necessário para contar a cratera. “Temos a Estrada de Graúna que está com grande problema de erosão, estamos comprando tubos para colocar novamente, mas demora um pouco, pois são caros e precisam de licitação”, revelou o secretário. 

A Secretaria de Serviços Públicos aguarda a estiagem para realizar um trabalho mais eficaz. “Enquanto a chuva não parar, não temos como fazer um serviço melhor, conforme vínhamos fazendo em várias estradas. Tanto é que nos lugares onde colocamos cascalho e até raspa asfáltica não deram problema e estão suportando as chuvas”, disse Juninho Teixeira. “No final do ano passado cobrimos as pedras, com uma espécie de saibro, e colocamos raspa asfáltica em diversas estradas rurais nos pontos mais críticos, melhorando cada vez mais as vias”, completou.

Outras vias também passaram pelo mesmo processo e inclusive já receberam a raspa asfáltica, como é o caso da Serra do Afrânio, na estrada Passa Cinco, onde uma ponte também foi consertada, na estrada que liga a cidade ao bairro de Ubá, Buraco Frio e na Estrada do Lobo.  “Onde foi colocado o material, compactado, elas estão suportando as chuvas, eram lugares de grandes problemas quando chovia. Mas temos muito ainda pra fazer e o prefeito José Maria Cândido (PMDB) já pediu pra não medir esforços nessas melhorias e vem acompanhando os trabalhos inclusive”, apontou o secretário.

As estradas rurais do município que são responsáveis pela escoação toda a produção, tais como o leite, cana-de-açúcar e eucalipto, entre outros produtos, além de servir como rota para quem reside nesses locais, levando crianças para as escolas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x