27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Museu da Ciência apresenta novas exposições

Museu da Ciência apresenta novas exposições

01/06/2016 11h13 - Atualizado há 8 anos Publicado por: Redação
Museu da Ciência apresenta novas exposições

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a USP e a UFSCar, deu início ontem (31), no Museu da Ciência “Professor Mário Tolentino”, as exposições “Paleontologia Paleomundo; Luz ao Alcance das Mãos” e “Mais um Corre”. O evento contou com participação do Secretário Municipal de Educação, Douglas Marangoni, do Diretor do Instituto de Física da USP/SC, Tito José Bonagamba, do Professor do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da UFSCar, Marcelo Adorna Fernandes da Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Tamy Aline Sato e do Coordenador do Museu, Paulo Milanez.

A Exposição Paleomundo, parceria com o Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva/UFSCar, passou a ser de longa duração no Museu da Ciência após apresentação em diversos eventos e locais em São Carlos e na região. Esta etapa consiste na reestruturação física da exposição, com o aumento do espaço, criação de setores, delimitação física por meio de divisórias, nova iluminação em lâmpadas led, contenção de águas pluviais por meio de calhas e instalação de piso tátil, bem como a colocação de novos objetos, como um Pampatherium (tatu gigante de 2 metros de comprimento que pesava cerca de 220 quilos com aproximadamente 12.000 anos) que será exposto no novo setor de Megafauna, uma tíbia de um dinossauro saurópode (herbívoro) com 1m20 e outras novidades.

Já a Exposição “Luz ao Alcance das Mãos”, uma parceria com o Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos/USP e USP-SC SPIE Student Chapter, conta com 27 painéis educativos tácteis visuais que ensinam conceitos de Física em torno da luz por meio da experimentação manual de forma acessível a pessoas com deficiência visual. A intenção desta iniciativa é proporcionar o ensino de conceitos da Física a diversos públicos, quebrar possíveis barreiras no processo de aprendizagem e inovar na prática educativa, buscando democratizar o acesso ao conhecimento. 

Uma das novidades é a exposição “Mais um Corre”, em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e com curadoria do Departamento da Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A exposição consiste na produção, no aprimoramento e divulgação de obras artísticas feitas por pessoas em situação de rua em São Carlos. As criações são provenientes de oficinas, atividades e dinâmicas realizadas com frequentadores de serviços sócio-assistenciais, com o objetivo de apresentar a complexidade do viver nas ruas por meio de diferentes linguagens artísticas. São instalações com materiais diversos (madeira, gesso, fios, metal, tecido e papel), esculturas, vídeo e áudio instalação, acervo fotográfico e interação com público, divididos em cinco temas: Histórias de Vida, as Identidades, as Trajetórias, as Memórias e as Redes. A Exposição ficará no Museu da Ciência até 30 de junho.

Pensando na acessibilidade, uma parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, possibilitou que as exposições sejam visitadas por cadeirantes, com acesso a rampas e disposição dos experimentos e objetos da exposição para fácil acesso. O Museu tem piso tátil para deficientes visuais em suas principais rotas. Objetos táteis estarão disponíveis em todas as exposições. Também está em fase de elaboração o projeto de áudio-guia das exposições do Museu. Totens interativos serão disponibilizados para os visitantes.

 

Importância das parceiras

 

Durante abertura, o secretário de Educação, Douglas Marangoni, salientou a importância das parceiras que resultou no sucesso do lançamento das três exposições. “Unir forças com a universidade estadual e a universidade federal é oportunidade de poucas cidades. Essa parceria com a USP e com a UFSCar irá aproximar ainda mais o doutores e o cientistas com nosso museu, levando esse conhecimento para nossas crianças, nossa comunidade e toda a população”. 

O Museu da Ciência Professor Mário Tolentino, fica localizado na Praça Coronel Salles, s/º. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda á sexta-feira, das 8hs às 17h30, e nas quartas-feiras, até as 20h30 horas. Também estava presente na abertura oficial das exposições, a professora Ivone Mascarenhas, demais secretários e servidores públicos municipais.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x