COLUNA

TORPEDOS – 10/09/2025

SEBRAE MÓVEL EM SÃO CARLOS

O Sebrae Móvel estaciona em São Carlos nesta sexta (12) e sábado (13), das 10h30 às 16h30, levando atendimento empresarial gratuito e tecnologia de ponta para quem quer abrir ou melhorar um negócio. Um verdadeiro carro da inovação sobre rodas!

 

TECNOLOGIA E INTERAÇÃO

Segundo Alex Lavelli, consultor do Sebrae-SP, o veículo é moderno e interativo, com telas táteis, impressão de boletos e acesso a informações essenciais. Ele garante: “Vale a pena conhecer. Atrai os olhos e abre a mente dos empreendedores”.

 

PRODUTIVIDADE É A PALAVRA

O programa Agentes Locais de Inovação (ALI) oferece acompanhamento gratuito para micro e pequenas empresas. Lavelli destaca que negócios atendidos pelo ALI aumentam, em média, 35% a produtividade, com melhorias no faturamento, controle de custos e gestão de pessoas. Planejamento é tudo!

 

FEIRA DO EMPREENDEDOR

O Sebrae também apoia microempreendedores na Feira do Empreendedor 2025, de 15 a 18 de outubro, no São Paulo Expo. Em São Carlos, oito vagas estão abertas para exposição gratuita de produtos. Quem disse que pequeno não pode brilhar em grande palco?

 

FISCALIZAR ANTES

Na sessão de ontem, Edson Ferraz (MDB) alertou que olhar só depois não adianta nada. Segundo ele, se a fiscalização dos espaços públicos só acontece durante os eventos, a chance de consertar algo é quase zero. Ou seja: “quem não vê antes, depois só lamenta”.

 

SAÚDE EM ALTA

Elton Carvalho (Republicanos) fez questão de elogiar o secretário de Saúde, Leandro Pilha, pelo trabalho incansável na saúde de São Carlos. E, claro, não deixou de citar o caso do Dream Santo Antônio.

 

DREAM SANTO ANTÔNIO

Elton disse que protocolou representação no Ministério Público contra a Direcional Engenharia, responsável pelo Dream Santo Antônio. Segundo ele, o empreendimento apresenta falhas estruturais e abandono, com áreas de lazer inacabadas, iluminação precária e mato alto tomando conta. Parece que o “sonho” virou pesadelo para os moradores.

 

AÇÃO OU MULTA?

Ele alerta que a situação configura dano coletivo e prática abusiva, já que o que foi prometido aos moradores não foi entregue. Eltinho pede que o MPSP abra inquérito civil, aplique multas e obrigue a construtora a concluir as obras. Moral da história: quem promete precisa entregar… e ponto!

 

VEREADORA NACIONAL?

Fernanda Castelano (PSOL) parece ter se confundido e achou que a sessão era um plenário federal! Falou mais sobre temas nacionais do que sobre São Carlos. Quando Júlio Cesar (PL) pediu um aparte, foi quase como pedir autógrafo a uma estrela de cinema: a resposta foi NÃO! Ativismo político? Talvez. Abertura ao debate? Bem… só no discurso!

 

EX-PREFEITO EM XEQUE

Aliás, Júlio Cesar não poupou críticas ao ex-prefeito Newton Lima (PT), chamando-o de “sorrateiro e petista sem palavras”. Disse ainda que Newton tentou bater a carteira do prefeito Netto Donato (PP) no caso do curso de Medicina e sequer foi atendido pelo ministro da Saúde, Padilha. Eita, que o clima esquentou!

 

SAÚDE REGIONAL EM FOCO

Lucão Fernandes (PP) destacou a atuação da vereadora Cidinha do Oncológico (PP), que lutou para reformar o CEME, beneficiando pacientes não só de São Carlos, mas de toda a região. Palmas para quem pensa além da própria cidade!

 

MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA

O assunto voltou à pauta: Malabim disse que passou da hora do poder público agir em relação aos moradores em situação de rua. Com a palavra, a secretária Gisele Santucci… que, convenhamos, deu uma sumidinha estratégica da cena. Será que agora a palavra vai virar ação?

 

BOA AÇÃO

Raquel Auxiliadora (PT) abriu à população a escolha dos projetos que receberão recursos das emendas parlamentares. São 72 propostas em diferentes áreas, num processo que busca transparência e participação popular na aplicação do dinheiro público.

 

WHATSAPP

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) ampliou o uso do WhatsApp para envio de intimações judiciais. Agora, além das unidades já participantes, passam a integrar o projeto as Varas de Garantias do Estado e o Departamento de Inquéritos Policiais (Dipo), na capital.

 

DESTAQUE

São Carlos foi escolhida pelo governo do Estado como projeto piloto do programa Universaliza SP, que amplia a cobertura de saneamento básico em cidades que operam seus próprios serviços, fora da atuação da Sabesp. Ainda assim, há quem continue questionando as viagens do prefeito a São Paulo e Brasília.

 

SAAE SEGURO

Mesmo com São Carlos sendo escolhida como projeto piloto do Universaliza SP, o prefeito e o presidente do SAAE, Dérike Contri, garantiram que os servidores podem ficar tranquilos: o SAAE não será privatizado. Ou seja, água e esgoto seguem nas mãos do município, sem surpresas para quem trabalha ou depende do serviço.

Compartilhe:

Recomendamos para você

COLUNA
Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região
Há 7 horas
COLUNA
Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região
Há 2 dias
COLUNA
Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região
Há 3 dias