Famílias são beneficiadas com programas sociais
Inúmeros serviços são oferecidos à população através do Departamento de Promoção e Bem Estar Social que vem fazendo um trabalho de excelência junto as famílias menos favorecidas de Ibaté. A prestação desses serviços destaca-se pela responsabilidade, onde se leva em conta a real necessidade de cada família. A assistência social faz o papel de guia, auxiliando nas horas difíceis as famílias que se encontram em risco social, ajudando e orientando para que possam ter sua própria independência.
Exemplo disso são as casas construídas pela atual administração no Loteamento do Giro, num total de 60, onde todas foram doadas a famílias que realmente necessitavam através de uma triagem complexa e bem aprofundada dentre todas as famílias cadastradas na assistência.
Hoje, o departamento atende aproximadamente 3 mil famílias cadastradas, equivalente a 9 mil pessoas, considerando uma média de três pessoas por família, entre todos os setores, além de dezenas de atendimentos feitos em sua sede diariamente, os quais são divididos entre diversos programas.
Como prestação de contas à população, a assessora da área de Promoção e Bem Estar Social, Vitória Maria Lopes Zanin, divulgará, a partir da próxima semana, sendo um programa por vez, todo o seu funcionamento, quais as famílias que podem ser beneficiadas pelo atendimento e o que é necessário para que possam participar.
Alguns dos programas oferecidos pela assistência social são:
– Bolsa Família;
– Entrega de cesta básica as famílias necessitadas e cadastradas;
– Viva Leite (programa de leite para crianças de 06 meses a 01 ano);
– Leite NAN (em pó);
– Auxílio funeral as famílias necessitadas;
– Prestação de Serviço a Comunidade (PSC), onde o maior de idade é condenado pela justiça a prestar serviços à comunidade;
– Liberdade Assistida (LA), quando o menor de idade comete infrações, tendo acompanhamento psicológico;
– Albergue Municipal (para os viajantes);
– Passagens para itinerantes (para os viajantes);
– Solicitação de 2ª via das certidões de nascimento e casamento em cartórios da região e outros estados;
– Doação de fraldas geriátricas e de roupas usadas;
– Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), responsável pela triagem e encaminhamento das famílias cadastradas ao departamento;
– Espaço Amigo;
– Entre outros.