24 de Dezembro de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Dólar tem o maior recuo em 4 meses

Dólar tem o maior recuo em 4 meses

23/05/2012 22h34 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Dólar tem o maior recuo em 4 meses

O dólar fechou em queda de quase 2% ante o real nesta quarta-feira, 23, ampliando as perdas próximo ao fechamento. Segundo operadores, o movimento foi puxado pela atuação mais forte do Banco Central, que ofertou uma quantidade maior de contratos de swap cambial tradicional. Mesmo assim, eles acreditam que a tendência ainda é de valorização do dólar.

 

A divisa norte-americana fechou o dia com queda de 1,99%, cotada a 2,0391 reais. Trata-se da primeira baixa desde o último dia 10, quando a moeda recuou 0,53%, e a maior em mais de quatro meses. Isso porque, em 3 de janeiro, a moeda se desvalorizou 2,01%.

O dólar teve grande volatilidade pela manhã e chegou a subir mais de 1% no período, atingindo máxima de 2,1070 reais. A divisa norte-americana, no entanto, acabaria fechando praticamente na cotação mínima atingida durante o pregão.

“A aversão ao risco vai continuar forte e o mercado vai continuar cauteloso. Há potencial de alta e possibilidade de o dólar subir de novo. Mas a questão é como vai subir. Se não criar muito estresse, o BC pode até não atuar, mas se subir de maneira desordenada, ele vai atuar”, avaliou o operador de câmbio da Renascença Corretora José Carlos Amado.

Segundo ele, o leilão de swap realizado pelo governo mostrou uma oferta maior de contratos e deu maior conforto ao mercado.

“Hoje, o BC colocou um lote grande em oferta e o mercado entendeu que ele está atento para evitar movimentos mais fortes. Isso pode ter dado conforto para exportadores, por exemplo, que vão fechar operações”, acrescentou Amado.

No swap cambial realizado nesta quarta-feira, o BC ofertou um lote de até 80.000 contratos com dois vencimentos, vendendo 26.400 contratos.

Mesmo comercializando apenas 1 terço da oferta, o operador acredita que a sinalização do BC já foi importante e suficiente para levar à queda do dólar.

Na véspera, o BC realizou dois leilões de swap cambial tradicional, ofertando contratos com vencimento em 2 de julho de 2012, tentando anular os contratos de swap cambial reverso, no total de 2,470 bilhões de dólares, que vencem na mesma data.

Na sexta-feira, a autoridade monetária também realizou um swap cambial, com oferta equivalente para anular aos contratos de swap cambial reverso com vencimento em 1º de junho.

“O BC fez hoje (quarta-feira) o primeiro leilão de venda descasada, ou seja, ele não tinha nenhum vencimento de swap “, destacou, por sua vez, o operador de câmbio da Interbolsa do Brasil Ovídio Soares.

O operador disse ainda que também houve um movimento de correção da divisa norte-americana, depois de várias altas seguidas. “O dólar subiu muito em função de pura especulação do mercado, então é natural que uma hora devolva na mesma moeda”, afirmou.

Desde a semana passada, o dólar já se valorizou 4,25% frente ao real. Desde o início do ano, a alta é de 9,13%.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x