COLUNA

TORPEDOS – 17/09/2025

NÃO FUI EU (OU FUI?)

Sérgio Rocha (PRD) voltou à tribuna para dizer que sua fala foi… distorcida. Jurou que respeita os professores — principalmente a maioria “que educa de verdade” — e, claro, sua esposa, que leciona há mais de 35 anos. Mas manteve a artilharia contra os “militantes” que, segundo ele, estariam doutrinando crianças com “conteúdos fortes”.

AZUAITE NA MIRA

Rocha também disparou contra o ex-vereador Azuaite Martins, chamando-o de comunista! Disse que Azuaite sabe muito bem o que foi denunciado, e ainda mandou o recado: “O senhor de cabeça branca, que já foi vereador, professor, tem filhos e neto, deveria se preocupar mais com as crianças de São Carlos…”. Pano quente? Aqui não!

TRIBUNA EM CHAMAS

O paranaense não aliviou: criticou o que chamou de “professores comunistas”, que, segundo ele, “nem deveriam estar em sala de aula”. Garantiu que se trata de uma minoria barulhenta e reafirmou: “Denúncia da esquerda pra mim é presente! Tentar me barrar é motivo de orgulho!”. Já teve vereador subindo o tom… agora temos um que sobe a temperatura da sessão.

RAQUEL SOLTA O VERBO

A vereadora Raquel Auxiliadora (PT) fez duras críticas à Polícia Militar após uma abordagem no Jardim Medeiros. Segundo ela, o organizador do evento teve os dentes quebrados e sofreu violência policial. “Polícia do governador Tarcísio!”, disparou. Citou pesquisa que aponta que 64% da população sente que a segurança piorou e resumiu a ação com uma palavra forte: “Racismo!”.

BIRA APLAUDE A PM

Na contramão da crítica, Bira Teixeira (Podemos) rasgou elogios à Polícia Militar de São Carlos. Homenageou o coronel Cardeal, os majores Gonzalez e Gonçalves, e os cabos Luciano e Resende. Aplaudiu as ações sociais da corporação, como a distribuição de cestas básicas e a atuação durante o rodeio. Segurança com ação social!

NA LINHA DE DEFESA

Bruno Zancheta (Republicanos) também saiu em defesa da PM de São Carlos. Chamou de “excelente” o trabalho prestado pela corporação e reforçou a confiança na instituição. Clima de apoio total no plenário.

MEIO-TERMO

Djalma Nery (PSOL), por sua vez, reconheceu a gravidade da denúncia de Raquel, mas destacou que o coronel Cardeal foi atencioso e se colocou à disposição para apurar o caso. Defendeu a PM, mas também fez críticas a “péssimos policiais” que, segundo ele, mancham a corporação. E foi claro: “A esquerda não é contra a polícia. É contra abusos”, defendendo o uso de câmeras corporais como provável solução.

VOANDO ALTO DEMAIS

Era bom demais para ser verdade… Moisés Lazarine (PL) voltou a esquecer São Carlos e foi comentar política internacional! Desta vez, falou sobre o assassinato de um ativista nos EUA. Está tão longe do chão que vai acabar pedindo visto diplomático!

ALÍVIO NAS FARMÁCIAS

Aleluia! Thiaguinho de Jesus (MDB) anunciou que o medicamento Risperidona foi reabastecido nos postos de saúde. A medicação é de responsabilidade do governo estadual, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde. Respira, que voltou!

DEFESA DA PRIMEIRA-DAMA

Dé Alvin (Solidariedade) saiu em defesa da primeira-dama, Herica Ricci Donato, após menção à sua ausência na entrega dos alimentos arrecadados durante o rodeio. Disse que ela tem feito um trabalho exemplar à frente do Fundo Social de Solidariedade. E que presença nem sempre é medida pelo “flash”. Boa, Dé Alvin!

ABSURDO?

Dizem que o secretário de Habitação Social, Rodson Magno, faz um “curso” de uma semana no Nordeste — hospedagem à beira-mar, padrão luxo. Se procede, valem duas perguntas: quem paga a diária? E onde está a aula de transparência? Prefeito carimbou esse embarque?

ASSÉDIO?

Climão no Paço: a famosa “Miss Simpatia” teria virado cronometrista de banheiro — segundo a rádio corredor, agora contam-se até os segundos. E aí, vai ficar por isso mesmo? Estamos de olho! Depois não adianta ficar chateado com a gente!

NOMEAÇÃO

Vai e vem com endereço certo: Isabel Cristina Gandolphini Penteado foi nomeada gerente de Finanças no SAAE. Fiel escudeira de Marquinho Amaral, saiu da Prohab, deu a volta no quarteirão e acabou sentando numa cadeira, aparentemente, mais confortável. Água segue o curso — e os cargos também.

ANIVERSÁRIO

Bruno Zancheta (Republicanos) soprou velinhas. Parabéns do Primeira Página — e um registro: depois do puxão de orelha da nossa coluna, a febre de requerimentos protocolares parece que caiu. Milagre ou só bom senso chegando atrasado?

LEITOR VIP

Também registramos o aniversário do Beto do Barone — leitor assíduo desta coluna. Tudo que sai aqui ele acompanha de perto: fofoca, bastidor, alfinetada… não perde uma vírgula! Parabéns, Beto! Vale o registro, afinal, leitor fiel merece espaço garantido.

Compartilhe:

Recomendamos para você

COLUNA
Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região
Há 13 horas
COLUNA
Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região
Há 1 dia
COLUNA
Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região
Há 2 dias