Classe C impulsiona o mercado de joias
Com as facilidades de compras pelo cartão de crédito e crediários divididos em várias parcelas, a nova classe média, conhecida popularmente como classe C, está movimentando o mercado das relojoarias e joalherias de São Carlos, mesmo o ouro sendo um produto caro, no qual a joia trabalhada varia entre R$ 180,00 e R$ 220,00 o grama. Vendedores e proprietários relatam que as joias mais populares são pares de alianças e pingentes.
Quando indagados sobre a venda de joias, a resposta dos funcionários e proprietários foi uma só, de que a facilidade da compra é o que moveu essa ascensão das classes populares no mercado de joias. “Cerca 60% dos pagamentos são pelo cartão; facilita para o cliente porque dividimos em média seis vezes, os cheques diminuíram muito e à vista sempre vende alguma coisa também”, afirma José Maximini, proprietário de uma relojoaria na região central da cidade.
Kelle Lima, funcionária de outra relojoaria na mesma região central, diz que a loja aderiu ao crediário para facilitar as compras das pessoas que não têm cartão de crédito. “Trabalhamos com crediário e no cartão de crédito, às vezes, um cliente ou outro faz no crediário, pois não trabalha com cartão. São menos parcelas, se comparado com a facilidade de pagar no cartão”.
Outra vendedora da loja, Mara Arruma, explica que os clientes de baixa renda compram e não reclamam do preço alto do ouro. “Quando vendemos, os clientes com rendas menores reclamam menos da questão dos preços do que clientes com as rendas mais altas”.
De acordo com as vendedoras, os produtos que lideram o mercado do ouro são as alianças e os brincos; ficam em segundo lugar pingentes e correntinhas. Além dessas peças, “os anéis de 15 anos e medalhinhas para as crianças vendem muito”, diz Maximini.
Ele explica que a datas comemorativas ajudam a impulsionar as vendas também. “Essa época de Dia dos Namorados realça um pouco as vendas como acontece no Natal também. Hoje em dia a joia trabalhada varia entre R$ 180,00 e R$ 220,00 o grama”.