Venda de carros e comerciais leves sobe 12%
As vendas de automóveis e comerciais leves novos no país em maio subiram 12% sobre abril, apoiadas mais por um período maior de dias úteis que pelo pacote do governo lançado no final do mês passado para apoiar o setor automotivo, informou uma fonte com acesso a dados preliminares de emplacamentos nesta sexta-feira, 1º.
As vendas de maio somaram 274,49 mil unidades, uma queda de 8,7% sobre o mesmo mês de 2011, que registrou licenciamentos de 300,53 mil veículos.
Com isso, no acumulado dos cinco primeiros meses do ano, as vendas de automóveis e comerciais leves novos no país somam 1,29 milhão de unidades, queda de 4,4% sobre o mesmo período de 2011.
O volume vendido em maio correspondeu a 12.476 unidades licenciadas por dia útil, ligeiro aumento ante a média de 12.243 veículos emplacados em abril, segundo os dados. Maio, segundo melhor mês de vendas no ano até agora, contou com 22 dias úteis enquanto abril teve 20.
O governo adotou medidas de estímulo aos setores automotivo e de bens de capital no final de maio, reduzindo alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos e anunciando juros menores em linhas do BNDES para máquinas e equipamentos.
Segundo a fonte, apesar das medidas, apenas na quinta-feira o emplacamento de veículos teve um aumento significativo, já que desde o dia 22, dia seguinte ao anúncio do pacote, o setor vinha observando emplacamentos abaixo da média, em meio às incertezas dos consumidores sobre a economia e crédito contido pelos bancos ao financiamento de veículos.
Os dados oficiais do setor serão divulgados na próxima semana pelas associações de concessionários, Fenabrave, e de montadoras, Anfavea.