28 de Setembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Sisu/Fuvest: Alunos da USP têm desempenho similares

Sisu/Fuvest: Alunos da USP têm desempenho similares

30/06/2017 11h52 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Sisu/Fuvest: Alunos da USP têm desempenho similares

Levantamento da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da USP mostrou que a média das notas dos estudantes que entraram na Universidade via Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou Fuvest não apresenta diferenças significativas.

A análise foi feita considerando a média ponderada do primeiro e do segundo semestre de 2016 dos cursos da USP que foram oferecidos tanto pelo Sisu como pela Fuvest, incluindo todas as disciplinas com aprovações e reprovações. A PRG divulgou os dados completos de 22 desses cursos. A diferença máxima entre as médias de notas não superou dois pontos. Também houve um equilíbrio entre os grupos que obtiveram as maiores médias de notas.

O levantamento mostrou que em 2016, os alunos que ingressaram pelo Sisu obtiveram as maiores médias de notas nos seguintes cursos: Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Ciências Econômicas, Relações Internacionais, Geografia, História, Física, Química, Geologia, Pedagogia, Ciências Biomédicas e Psicologia.

Já alunos ingressantes pela Fuvest obtiveram as maiores médias de notas nos cursos de Engenharia de Produção, Direito em São Paulo, Direito em Ribeirão Preto, Medicina, Ciências Sociais, Filosofia, Letras, Enfermagem e Ciências Biológicas.

No segundo semestre, algumas médias se alteraram e o desempenho dos alunos via Sisu foi superior também nos cursos de Engenharia de Produção, Filosofia, Letras e Enfermagem, enquanto os da Fuvest conquistaram maiores médias em História, Pedagogia e Psicologia.

De acordo com o pró-reitor de Graduação da USP, Antonio Carlos Hernandes, o desempenho similar dos estudantes não foi uma surpresa. “Esse resultado era esperado, porque a partir do primeiro ano, a tendência é se ter uma uniformização de desempenho das turmas; independente da forma de ingresso.”

Em 2018, completará três anos da adesão da USP ao Sistema de Seleção Unificado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas nos seus cursos de graduação para estudantes que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para a seleção em 2018, todos os cursos da USP devem oferecer vagas via Sisu. As três unidades que ainda não participavam já sinalizaram a adesão.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x