Abraço comemora 50 anos do Bonde Elétrico
No dia 15 de junho faz 50 anos que os bondes elétricos em São Carlos pararam de circular pela cidade e 100 anos da assinatura do contrato entre a Companhia Paulista de Eletricidade e governo de São Carlos. Por isso em homenagem à memória aos antigos meios de transporte, haverá o abraço ao bonde elétrico no “Balão do Bonde”, a partir das 12h30, na Praça da Arcesp, mais conhecida como Praça do Balão do Bonde, na Vila Nery.
O objetivo do encontro é enfatizar sobre a importância do patrimônio histórico de São Carlos e, além disso, contará com a presença especial do motorneiro do bonde, Luiz Miam e do marceneiro Nicola Gonçalves, um dos responsáveis pela preservação deste patrimônio.
“O abraço ao bonde elétrico é um meio de incentivar suas memórias para a população, para que sua história não se perca, já que ele é um dos principais ícones da nossa cultura. É também, em termos de educação patrimonial, um importante ‘veículo’ para ensinar aos jovens sobre a história da cidade”, conta o historiador Marco Bala.
“Inclusive no dia 13, o motorneiro Luiz Miam, será homenageado na Câmara Municipal de São Carlos, como Cidadão São-carlense, o que também é uma forma de incentivar a memória dos bondes elétricos”, lembra Bala.
Desde que os bondes elétricos deixaram de circular pela cidade em 1962, alguns deles se tornaram objetos de acervo para as memórias históricas de São Carlos e hoje se encontram em exposição em algumas praças públicas do município. Como é o caso do bonde da Praça da Arcesp, conhecida como “Balão do Bonde”, que fazia parte do circuito da linha de bonde da Vila Nery e era um espaço reservado ao lazer das famílias da região.
“Esperamos que a população que andou, namorou e até caiu do bonde, inclusive os jovens compareçam ao evento”, brinca Marco Bala.