São Carlos corta 436 empregos em maio
A economia de São Carlos registrou o fechamento de 436 postos de trabalho em maio. O número representa um aumento de 8,43% no desemprego no quinto mês de 2012 em comparação com o mesmo período do ano passado. Em maio de 2011 houve 2.967 demissões. Em maio deste ano o número subiu para 3.217. Ao mesmo tempo o volume de contratações caiu 11,37%. Em maio de 2011 foram contratadas 3.138 pessoas. No meso período este ano foram admitidos 2.781 trabalhadores.
Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A área de serviços abriu 117 postos de trabalho. A indústria eliminou 635 vagas, diferença entre 1.043 demissões e 408 contratações.
O diretor regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Ubiraci Moreno Pires Corrêa, ressalta que os números da indústria mostram a paradeira do setor. “A economia está parando. Os números somente não são piores porque a indústria sucroalcooleira contratou muita gente em março e abril para a safra de cana. Segundo ele, o setor fabril não está conseguindo vender e passa a cortar custo fixo, que é a folha de pagamento. “O governo tomou algumas medidas, mas muitas delas são de médio e longo prazo e nem sequer entraram em vigor. O mais incrível é que São Carlos sempre teve uma economia diversificada. Desta vez, todos os setores estão mal”.
O presidente do Sincomercio, Paulo Gullo, enfatiza que o setor de serviços vem crescendo em todo o Brasil e representa um dos pilares do mercado local. Ele ressalta também que os números mostram o reflexo da crise da Europa na economia nacional. “Estamos vivendo um período de turbulência na União Europeia, o que mexe com a economia global”, analisa ele.
A reportagem tentou falar ontem com o secretário municipal de Emprego, Emerson Domingues, mas ele não foi encontrado para analisar os números do Caged.
LANTERNA – São Carlos mais uma vez fica em último lugar entre os maiores municípios da região no quesito geração de empregos. Em Araraquara, o número de vagas geradas foi de 1.358. Em Rio Claro foram geradas 536 empregos em maio.