Dida estreia e Lusa bate o São Paulo
Para se reabilitar da goleada sofrida para o Fluminense na rodada anterior, a Portuguesa disputou o clássico com o São Paulo, na noite deste sábado, 23, promoveu a estreia do goleiro Dida e venceu por1 a0, no estádio do Canindé, em jogo válido pela sexta rodada do Brasileirão 2012.
Com a vitória, a Lusa chegou aos sete pontos, já o São Paulo permanece com nove.
A Lusa começou mais ofensiva e chegou ao ataque com Moisés e Vandinho, mas a defesa tricolor bloqueou bem as tentativas, ora com cortes da zaga, ora com boas defesas de Dênis, como no arremate de Moisés, de fora da área, que o arqueiro espalmou para escanteio.
O São Paulo, timidamente, deixou o campo defensivo e passou a se arriscar com Casemiro e Jadson, mas o estreante Dida mostrou que os reflexos continuam em dia e interceptou finalizações de Jadson, Cícero e Willian José. Assim, a primeira etapa terminou sem gols.
Após o intervalo, o clássico melhorou e a Portuguesa insistiu pelos lados do campo. Vandinho e Moisés continuaram dando trabalho para a zaga tricolor, mas a resposta de Jadson assustou Dida. Lucas desceu em velocidade e cruzou para a área. Jadson dominou e bateu firme, mas Dida apareceu para espalmar e ceder escanteio.
Mais persistente, a Portuguesa abriu o marcador aos 11 minutos. Guilherme atacou pela direita, cruzou na área e Ivan bateu cruzado, sem chances para Dênis, que ainda se esticou para evitar, mas viu a bola morrer no fundo do gol.
A Lusa se animou ainda mais e assustou Dênis em dois lances seguidos, primeiro com Diego Viana, que soltou uma bomba da grande área, e depois com Vandinho, que também aproveitou espaço para finalizar da entrada da área, para boa defesa de Dênis.
O São Paulo tentava reagir, mas não progredia do meio para a frente, ora por passes errados, ora pela marcação eficiente dos donos da casa. Apagado em campo, Lucas foi substituído por Osvaldo, e a Portuguesa seguia trocando passes sem muita pressa. Aos 39, Diego Viana arriscou de fora da área e Denis defendeu em dois tempos.
Nos minutos finais, a Lusa se fechou no campo defensivo e comemorou a reabilitação após o apito final.
Na próxima rodada, a Portuguesa encara outro clássico, desta vez contra o Santos, novamente no Canindé, já o São Paulo terá pela frente o Cruzeiro,em Belo Horizonte. (futebolpaulista.com.br)
PORTUGUESA 1 X 0 SÃO PAULO
Gol: Ivan aos 11 minutos do segundo tempo.
Árbitro: Antônio Rogério Batista do Prado (SP).
Local: Canindé.
Portuguesa
Dida; Lima, Rogério e Luis Ricardo; Ivan, Guilherme, Boquita (Léo Silva), Moisés e Raí; Diego Viana e Vandinho (Rodriguinho).
Técnico: Geninho.
São Paulo
Dênis; Douglas, Paulo Miranda, Rhodolfo e Cortez (Maicon); Denilson, Casemiro (Fernandinho), Cícero e Jadson; Lucas (Osvaldo) e Willian José.
Técnico: Emerson Leão.